Homeschooling: a modalidade de ensino em casa que chega ao Estado
Responsáveis viram vantagens durante pandemia
Um estudo realizado pelo Portal Institucional do Senado Federal (DataSenado) apontou aumento de 36% em interesse da população pelo 'homeschooling', uma modalidade de ensino domiciliar. Mesmo com o retorno das aulas presenciais, muitos pais estão adotando essa modalidade.
Fábio Ferreira de Melo, da Empresa Ministério LER, explicou como esse movimento vem aumentando no país. “A modalidade Educação Domiciliar tem aumentado no Brasil antes da pandemia.É um movimento das famílias para exercerem o direito constitucional de decidirem qual o melhor método educacional para seus filhos”.
Ele explicou durante a pandemia algumas famílias perceberam que era possível ensinar seus filhos em casa, sem o auxílio da escola.
Melo falou que os pais buscam dois benefícios, o primeiro é resgatar os princípios da educação clássica.
“Os maiores gênios da história humana não foram formados na escola, mas, no seio da família. Este fato histórico se perdeu com o passar dos anos, deixando a ideia que não existe vida acadêmica fora da escola. Isto não é verdade. A educação Clássica é o educacional método mais antigo e mais aprovado na história da humanidade, nele, as crianças tem uma formação completa, usando as bases do Trivium e do Quadrivium”.
O segundo, seria amar o conhecimento e aprender a aprender: “Este é o segundo objetivo da educação domiciliar. Neste método, as crianças são expostas a materiais e programas (Classical conversations é um exemplo), que promovem o amor ao conhecimento. Não apenas isso, mas, elas aprendem a aprender. Sendo assim, as crianças educadas em casa, seguindo os princípios de educação Clássica, são destaques no meio acadêmico e mercado de trabalho”.
Os pais também possuem outras vantagens, como ele nos explicou: “As famílias têm a possibilidade de horários flexíveis, conforme suas necessidades. Os estudos ocorrem todos os dias. Atividades físicas também. O diferencial da escola é que as famílias podem personalizar os conteúdos, de acordo com as necessidades de seus filhos. Além disso, os filhos seguem as diretrizes de suas famílias, questões morais são indevidamente ensinadas, como ocorre nas escolas geridas pelo o MEC”.
Últimas notícias
Governo de Alagoas confirma nomes das 16 vítimas fatais de acidente em São José da Tapera
Nikolas se manifesta após votar contra a MP do programa Gás do Povo
Quem é o médico preso suspeito de estuprar pacientes em atendimentos
STJ revoga habeas corpus de Oruam e pede a prisão do rapper. Entenda
Colisão entre carro e motocicleta deixa duas mulheres feridas na BR-104 em Rio Largo
Carnaval 2026 de Maragogi resgata raízes culturais e aposta em tradição, segurança e geração de renda
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
