Homeschooling: a modalidade de ensino em casa que chega ao Estado
Responsáveis viram vantagens durante pandemia

Um estudo realizado pelo Portal Institucional do Senado Federal (DataSenado) apontou aumento de 36% em interesse da população pelo 'homeschooling', uma modalidade de ensino domiciliar. Mesmo com o retorno das aulas presenciais, muitos pais estão adotando essa modalidade.
Fábio Ferreira de Melo, da Empresa Ministério LER, explicou como esse movimento vem aumentando no país. “A modalidade Educação Domiciliar tem aumentado no Brasil antes da pandemia.É um movimento das famílias para exercerem o direito constitucional de decidirem qual o melhor método educacional para seus filhos”.
Ele explicou durante a pandemia algumas famílias perceberam que era possível ensinar seus filhos em casa, sem o auxílio da escola.
Melo falou que os pais buscam dois benefícios, o primeiro é resgatar os princípios da educação clássica.
“Os maiores gênios da história humana não foram formados na escola, mas, no seio da família. Este fato histórico se perdeu com o passar dos anos, deixando a ideia que não existe vida acadêmica fora da escola. Isto não é verdade. A educação Clássica é o educacional método mais antigo e mais aprovado na história da humanidade, nele, as crianças tem uma formação completa, usando as bases do Trivium e do Quadrivium”.
O segundo, seria amar o conhecimento e aprender a aprender: “Este é o segundo objetivo da educação domiciliar. Neste método, as crianças são expostas a materiais e programas (Classical conversations é um exemplo), que promovem o amor ao conhecimento. Não apenas isso, mas, elas aprendem a aprender. Sendo assim, as crianças educadas em casa, seguindo os princípios de educação Clássica, são destaques no meio acadêmico e mercado de trabalho”.
Os pais também possuem outras vantagens, como ele nos explicou: “As famílias têm a possibilidade de horários flexíveis, conforme suas necessidades. Os estudos ocorrem todos os dias. Atividades físicas também. O diferencial da escola é que as famílias podem personalizar os conteúdos, de acordo com as necessidades de seus filhos. Além disso, os filhos seguem as diretrizes de suas famílias, questões morais são indevidamente ensinadas, como ocorre nas escolas geridas pelo o MEC”.
Últimas notícias

Ex-reeducando é morto a tiros em loteamento de Arapiraca

Polícia Militar frustra ação criminosa e apreende armas e drogas em Porto Real do Colégio

Criança de 2 anos morre por meningite em Maceió; Alagoas registra 8ª morte pela doença em 2025

Alfredo Gaspar é confirmado como membro titular da Comissão Especial da PEC da Segurança Pública

Relatório dos EUA cita morte pela PM de SP em crítica ao Brasil

Em Arapiraca, ação da Sefaz retém mercadorias avaliadas em mais de R$ 1 milhão em show privado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
