Educação

UFAL retoma período letivo nesta segunda-feira (17) ainda em modelo remoto

Universidade ainda estuda retomar modelo presencial, maior parte dos serviços ofertados ainda seguem modelo remoto

Por 7Segundos 17/01/2022 16h04
UFAL retoma período letivo nesta segunda-feira (17) ainda em modelo remoto
Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas - Foto: Assessoria

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) retoma as aulas nesta segunda-feira (17). Tirando algumas exceções, as aulas do período serão remotas, mas há estudos para retomar o modelo presencial.

O pró-reitor de graduação da UFAL, Amauri Barros, disse que a Universidade retoma hoje a segunda parte do primeiro período de 2021. A razão do primeiro período do ano passado estar sendo realizado agora é em decorrência do fato que a universidade está compensando pelo período de pandemia, que privou a instituição de realizar aulas durante o ano de 2020.

De acordo com Barros, o primeiro período de 2021, iniciado em outubro do ano passado, deve ser finalizado no dia cinco de março de 2022. O segundo período letivo de 2021 terá início no dia 21 do mesmo mês e está programado para encerrar em 23 de julho.

Ainda segundo o pró-reitor de graduação, salvo algumas exceções, a universidade segue realizando suas atividades no modelo remoto. As atividades autorizadas para a realização no formato presencial são algumas aulas de campo agrárias, internatos de medicina e estágios supervisionados.

Amauri Barros também disse que as atividades presenciais só podem ser realizadas com os devidos cuidados contra Covid-19.

Flexibilização


O titular da graduação também afirmou que a universidade flexibilizou algumas de suas funções referentes à rematrícula, reabertura de matrícula e reopção de curso até o dia 18 do mesmo mês. Barros anunciou que, a partir de sete de fevereiro, haverá a possibilidade de reabertura de matrícula e rematrícula para alunos que estavam com seus vínculos trancados.

“Nesse período de pandemia, nós temos flexibilizando todas as normas acadêmicas”, disse Barros.

Além das opções que serão oferecidas do início até o meio de fevereiro, também haverá a possibilidade de novos alunos ingressarem - ou reingressarem - na instituição. A partir do dia 22 de fevereiro, as vagas ociosas serão ofertadas para alunos que procuram reingressar em cursos ou desejam realizar reopção para outra área com vagas ofertadas pela instituição.