Saúde

Mutirão do Conselho de Farmácia atende mais de 500 pessoas com ações de saúde

O evento ocorreu na manhã desta quinta no Centro de Maceió

Por 7Segundos 20/01/2022 16h04
Mutirão do Conselho de Farmácia atende mais de 500 pessoas com ações de saúde
Mutirão do Conselho de Farmácia atende mais de 500 pessoas com ações de saúde - Foto: Elenilda / 7Segundos

Para celebrar o Dia do Farmacêutico, comemorando nesta quinta-feira, dia 20 de janeiro, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL) realizou mais de 500 atendimentos à população com ações de saúde, como aferição e pressão e teste de HIV.

O evento ocorreu na manhã desta quinta no Centro de Maceió. Os serviços gratuitos oferecidos foram aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, testes de sífilis e hepatite e fazendo a orientação farmacêutica.

"Gostaria de parabenizar todos os profissionais da categoria. Muitos estiveram na linha de frente do combate à Covid-19. Pedimos à sociedade que procure os farmacêuticos para se medicar. Onde tem saúde tem um profissional de farmácia. Confiem e procurem que vocês serão bem atendidos", ressaltou o presidente do CRF/AL, Fábio Pacheco.

A ação contou com a participação de profissionais e estudantes da área, por meio de parcerias com as faculdades da capital. "O curso é relativamente novo em Alagoas, as primeiras turmas começaram no início dos anos 2000. E só nos últimos 10 anos que a profissão tem dado passos mais largos, em relação ao contato com a população", pontuou Fábio.

Elizabete da Silva, de 58 anos, foi uma das pessoas que aproveitou os serviços de saúde ofertados de graça. Ela é hipertensa desde os 19 anos e já sofreu dois AVCs. "Vim fazer exames para saber como está a minha saúde. Fiz o de pressão, HIV, etc. O atendimento é rápido e aproveitei que já estava no Centro para fazer".

A estudante do 5º período de Farmácia, Luíza Almeida, disse que não pensou duas vezes quando surgiu a oportunidade de trabalhar no mutirão. "É uma experiência que vou levar para minha vida pessoal e profissional", completou.

A próxima ação vai acontecer no domingo (23), quando os farmacêuticos estarão na orla da Ponta Verde, em frente a Márcio Raposo também prestando atendimento de saúde e orientação farmacêutica a quem estiver passeando pelo local.