Renan Filho e mais 20 governadores decidem prorrogar congelamento do ICMS
A atual alíquota fixa, que iniciou em novembro, venceria na próxima segunda-feira (31)
Juntamente a outros 20 governadores, o governador Renan Filho (MDB) decidiu prorrogar o congelamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no preço dos combustíveis por mais 60 dias. A atual alíquota fixa, que iniciou em novembro, venceria na próxima segunda-feira (31).
O documento foi assinado pelos 21 dos 27 chefes de Executivos estaduais nesta quarta-feira (26). A política de preços da Petrobras fez com que, mesmo sem o ICMS, o valor dos combustíveis continuasse em alta constante nos últimos meses.
O manifesto acontece após o Governo Federal preparar uma proposta de emenda constitucional (PEC) para reduzir os preços dos combustíveis, gás de cozinha e energia elétrica no país, por meio de alterações nos impostos estaduais e federais.
“A proposta traduz mais um esforço com o intuito de atenuar as pressões inflacionárias que tanto prejudicam os consumidores, sobretudo no tocante às camadas mais pobres e desassistidas da população brasileira”, diz um trecho da nota.
Os governadores cobram com necessidade urgente mudanças na política de preços da Petrobras, no que se refere a "paridade internacional de preços dos combustíveis, que tem levado a frequentes reajustes, muito acima da inflação e do poder de compra da sociedade”.
Por fim, o documento ressalta que essa decisão será tomada até que "soluções estruturais para a estabilização dos preços desses insumos sejam estabelecidas”.
Últimas notícias
Caso Marielle: Cármen Lúcia vota e STF tem maioria para condenar irmãos Brazão
José Dirceu resiste a nome de Renan Filho para chapa de Lula
Dois secretários de Paulo Dantas deixam o governo em abril para disputar as eleições
Carla Dantas pode disputar a Câmara Federal pelo PSD
Madrasta diz, durante julgamento, que mãos sujas de acarajé foram razão da criança ter caído da janela
Vigilância apreende 150 kg de carne imprópria para consumo em distribuidora de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
