Oficina de pipas é realizada na Escola Nosso Lar
Peças confeccionadas serão utilizadas no evento Um Céu de Pipas, no sábado (29)
Papel de seda, linha, tala, cola e muito trabalho tomaram conta da Escola Municipal Nosso Lar I, nesta quinta-feira (27). A iniciativa tem um motivo especial, a confecção de 200 pipas produzidas por oficineiros da Orla Lagunar de Maceió. As peças vão compor um cenário lúdico e educativo, com lições ambientais, para o público que comparecer ao evento Um Céu de Pipas, que será realizado neste sábado (29), às 14h30, no Mirante da Lagoa Mundaú, no bairro Santa Amélia.
A oficina foi ministrada por cerca de 22 pipeiros que tiveram a missão de produzir 130 pipas. As peças serão oferecidas num momento de recreação e lazer para a população maceioense. O trabalho não para por aí. É que no dia do evento, os oficineiros vão levar novos materiais para a produção de mais 70 pipas que serão confeccionadas com o público que tiver interesse em interagir para deixar o céu de Maceió colorido e repleto de pipas.
Para o secretário de Educação, Elder Maia, a ação vai contribuir para a valorização do meio ambiente e dos espaços urbanos, ao levar ao Mirante da Lagoa Mundaú, atividades recreativas como a soltura de pipas para a população que estiver presente no evento.
“Os oficineiros estarão disponíveis para receber todo o público de famílias que se dirigirem ao Mirante da Lagoa Mundaú, para que eles ensinem como soltar e produzir a pipa, que é uma brincadeira de outras gerações, que valoriza o meio ambiente e os espaços urbanos com segurança, sendo feita sempre em local aberto para que não ofereça risco a ninguém”, disse o secretário.
O pipeiro, Jeferson do Nascimento é uma das lideranças entre os jovens da Orla Lagunar. ele ressaltou a importância do evento para a geração de renda entre os moradores da Orla Lagunar.
“Desde criança, eu gosto de soltar pipa. Este evento , feito pela Prefeitura de Maceió, está proporcionando uma renda a mais para nós pipeiros. A gente espera que as oficinas continuem contribuindo ainda mais com a geração de renda e dando oportunidade de levar essa arte para toda a população”, afirmou.
Morador da Orla Lagunar, o pipeiro Luiz Felipe, comentou que um dos focos do evento é levar diversão e momentos de aprendizado e lazer para as crianças maceioenses.
“Considero um projeto muito importante para levar diversão para as crianças, porque muitas não tiveram essa oportunidade, além de nós ensinarmos para elas todo o processo de confecção das pipas”, concluiu.
O evento Um céu de Pipas é uma realização conjunta da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), sendo coordenado pela secretaria executiva do Gabinete do Prefeito, por meio da Gerência da Zeladoria Municipal.
O material como cola, papel seda e linha, utilizado na confecção das pipas, foi doado pela Semed. Os oficineiros foram selecionados pela Semas. Eles vão receber um auxílio financeiro do Município. Por meio da Sudes, a Prefeitura disponibilizou a estrutura das pipas feitas de talos de coqueiro, e a rabiola, com sacolas que seriam descartadas no aterro sanitário.
Quem quiser participar do evento Um Céu de Pipas é só ir até ao Mirante Lagoa Mundaú, na Rua Ana Sampaio Lins, bairro Santa Amélia, a partir das 14h30.
Últimas notícias
Imagens mostram momento da colisão entre ônibus e carro na AL-101 Norte, em Maragogi
Vizinho é preso em flagrante após invadir casa e abusar de crianças sozinhas em Rio Largo
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
