Nova sede da FMAC será inaugurada no dia 1º de fevereiro
O evento será restrito a convidados, mas terá transmissão ao vivo
A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) terá a sua nova sede oficialmente inaugurada no dia 1º de fevereiro. A mudança será oficializada em evento, na nova sede, a partir das 15h. O novo endereço do órgão é o prédio histórico da antiga Intendência Municipal, localizado em frente à Praça dos Martírios, no Centro de Maceió.
A solenidade contará com apresentação de orquestra sinfônica, canto lírico e exibição de momentos históricos da cultura alagoana. Para evitar aglomerações e, portanto, risco sanitário, o evento será restrito a convidados, mas terá transmitição ao vivo, pela internet.
Para a presidenta da FMAC, Mírian Monte, a nova sede expressa um símbolo do poder público municipal, com seu valor histórico e cultural. Ela afirma que, agora, os maceioenses terão à disposição um palácio à altura para representar a arte e a cultura da capital alagoana.
“A Fundação, agora, está no coração de Maceió, no Centro que inspira e respira arte, história, tradição. Aguardamos este momento simbólico, para fazer esta entrega ao povo de Maceió, sobretudo aos artistas da nossa terra, porquanto este edifício, a partir de agora, oficialmente, será ‘o Palácio da Cultura’, a maior das nossas riquezas”, enfatiza Mírian Monte.
De acordo a presidenta, a pretensão do órgão é que o espaço seja utilizado não apenas para atividades administrativas, mas como um novo equipamento cultural, com espaço para as produções artísticas locais e acervos históricos.
“Há 112 anos, quando inaugurado, este prédio inspirava já mudança, modernidade e esperança, sentimentos que continuam a circular por cada cômodo, a espiar pelas janelas e a voar feito a águia que habita a construção em seu ponto mais elevado. Que a identidade do povo maceioense se eleve tal qual seus detalhes pontiagudos, característicos do estilo Neogótico prestigiado pelo arquiteto Luigi Lucarrini. O lugar, por si só, é pura arte. E agora estará à disposição da população”, finaliza a presidenta.
O prédio
Construído no início do período republicano, em meados do século XX, o prédio tinha o objetivo de transformar a aparência provinciana de Maceió, afastando-a do passado colonial, como conta a arquiteta Karla Raquel Calheiros, responsável pela reforma.
A construção foi finalizada em 31 de janeiro de 1910, há 112 anos, e inaugurada pelo Intendente Demócrito Brandão Gracindo, junto ao então governador Euclides Malta.
O local foi sede da Prefeitura Municipal de Maceió, até o ano de 2005.
Em 2019, passou a ser restaurado, com algumas interrupções. Mas, em 2021, as obras foram retomadas e a Fundação Municipal de Ação Cultural passou a funcionar no imóvel no mês de setembro.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
