JHC anuncia vacinação contra a Covid-19 para crianças de 6 anos sem comorbidades
Imunização de crianças é feita no Maceió Shopping, Papódromo, Praça Padre Cícero e Terminal do Osman Loureiro
O prefeito de Maceió, JHC, anunciou o início da vacinação de crianças de 6 anos sem comorbidades. Com a redução da idade, a capital passa agora a vacinar crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades e segue com a vacinação da faixa dos 5 aos 11 anos com comorbidades e/ou deficiência.
A vacinação para este público é feita com a vacina Pfizer pediátrica e até o momento, 9.635 crianças tomaram o imunizante, o que representa 9,87% da população pediátrica elegível para a vacinação.
Para atender as crianças, Maceió adaptou quatro pontos fixos de vacinação com espaços especialmente destinados às crianças, com decoração temática e atividades interativas para proporcionar uma experiência adequada às crianças, conforme estabelecem as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para o público infantil.
A vacinação pediátrica contra a Covid-19 é administrada em áreas específicas dos pontos do Maceió Shopping (Mangabeiras), Papódromo (Vergel), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes) e Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom).
Vacina em Maceió
Maceió já aplicou 1.666.835 de vacinas contra a Covid-19, sendo 780.120 de primeiras doses 692.105 de segundas doses e 194.610 de doses de reforço. A partir desta segunda-feira (31), a vacinação está sendo administrada ao público de 6 anos em diante sem comorbidades e a partir de 5 anos se tiver alguma comorbidade e/ou deficiência comprovada conforme documentação listada abaixo.
A vacinação em Maceió já alcançou 77,7% da população total ou 91,1% da população vacinável com pelo menos uma dose e 67,5% da população total ou 80,4% da população vacinável com duas doses dos imunizantes.
Os especialistas lembram que as crianças são o último público a iniciar a imunização e como público ainda não vacinado, estão vulneráveis à infecção por coronavírus.
“As crianças não vacinadas estão suscetíveis à Covid-19. As crianças pegam a Covid-19 e adoecem também, precisamos ter isso em mente. Mesmo as crianças assintomáticas podem disseminar o vírus, por isso, precisamos ter o máximo de cuidado com essas medidas em geral. A variante Ômicron tem uma capacidade de transmissão muito maior, como estamos vendo. A vacinação para as crianças de 5 a 11 anos, assim como dos adolescentes, já em andamento, vai melhorar bastante essa situação”, alerta o médico infectologista Renee Oliveira.
Documentação necessária
Para vacinar as crianças, é necessário que os pais apresentem o próprio documento de identificação com foto, CPF e documentação da criança, que deve ser RG ou certidão de nascimento e caderneta de vacinação, CPF pu cartão SUS.
Caso os pais não estejam presentes, é necessário o preenchimento do TERMO DE ASSENTIMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA COMINARTY-PFIZER PEDIÁTRICA, além da cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação. Por fim, a caderneta de vacinação da criança e o CPF ou Cartão SUS.
Caso a criança não tenha CPF ou Cartão do SUS será necessário apresentação da certidão de nascimento. Para as crianças com comorbidades, também será necessário apresentar a prescrição médica, que ficará retida no local da vacinação.
Salvo as crianças com comorbidades, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não exigirá prescrição médica nem cadastro prévio para a vacinação de crianças que deverão estar obrigatoriamente acompanhadas pelos pais ou responsáveis e, na ausência destes, por adulto com declaração de autorização assinada pelos pais.
Últimas notícias
Polícia apura se corpo achado por crianças é de jovem desaparecido em Maceió
Leonardo Dias nega que Nikolas Ferreira possa ofuscar Bolsonaro na direita
Chico Filho rebate Rui Palmeira e nega perseguição da Prefeitura de Maceió
Homem incomoda vizinhança com som e aparelho é apreendido em Colônia Leopoldina
STF reúne Lula e cúpula do Congresso na abertura dos trabalhos de 2026
Caetano e Bethânia levam o Grammy de Melhor Álbum de Música Global
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
