Educação

Conselho indica retorno das aulas presenciais na UFAL para o dia 21 de março

A questão dos cortes no orçamento das Universidades foi uma preocupação manifestada por vários conselheiros

Por 7Segundos, com assessoria 01/02/2022 16h04
Conselho indica retorno das aulas presenciais na UFAL para o dia 21 de março
Biblioteca da UFAL em Maceió - Foto: Assessoria

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em reunião nesta terça-feira (1°) indicou o retorno das aulas presenciais da instituição para o dia 21 de março.

Para fundamentar o debate sobre o retorno presencial, a equipe da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), representada pelo pró-reitor Wellington Pereira, apresentou dados dos questionários aplicados relativos à Instrução normativa 01/22 do Gabinete da Reitoria, informando quantos técnicos e docentes apresentam comorbidades e devem continuar em atividades remotas.

O detalhamento de ações com foco na biossegurança foi apresentado pela professora Alessandra Leite, da Faculdade de Medicina (Famed), com previsão de passaporte vacinal, testagens periódicas, uso obrigatório de máscaras de forma eficiente e correta e disponibilização de itens para higienização. Também foram apresentadas as contribuições da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) que vem fazendo levantamentos por meio de questionários para avaliar a situação da infecção por Covid-19 na Ufal.

Os conselheiros ouviram ainda as contribuições das entidades sindicais, como Sintufal e Adufal, que realizaram assembleias para deliberar sobre as condições de retorno às aulas presenciais.

A questão dos cortes no orçamento das Universidades foi uma preocupação manifestada por vários conselheiros. O professor Gustavo Madeiro, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), recebeu manifestações de aprovação dos estudantes no chat ao fazer usos da palavra para colocar que “a falta de condições orçamentárias da Universidade é uma outra mobilização, que precisamos travar com o Governo Federal, mas não pode ser justificativa para o não retorno. Os estudantes esperam uma proposta concreta, Dito isso, sou a favor do retorno presencial em março com a obrigatoriedade do passaporte  vacinal”, enfatizou o professor.