Conselho indica retorno das aulas presenciais na UFAL para o dia 21 de março
A questão dos cortes no orçamento das Universidades foi uma preocupação manifestada por vários conselheiros
O Conselho Universitário da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em reunião nesta terça-feira (1°) indicou o retorno das aulas presenciais da instituição para o dia 21 de março.
Para fundamentar o debate sobre o retorno presencial, a equipe da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), representada pelo pró-reitor Wellington Pereira, apresentou dados dos questionários aplicados relativos à Instrução normativa 01/22 do Gabinete da Reitoria, informando quantos técnicos e docentes apresentam comorbidades e devem continuar em atividades remotas.
O detalhamento de ações com foco na biossegurança foi apresentado pela professora Alessandra Leite, da Faculdade de Medicina (Famed), com previsão de passaporte vacinal, testagens periódicas, uso obrigatório de máscaras de forma eficiente e correta e disponibilização de itens para higienização. Também foram apresentadas as contribuições da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) que vem fazendo levantamentos por meio de questionários para avaliar a situação da infecção por Covid-19 na Ufal.
Os conselheiros ouviram ainda as contribuições das entidades sindicais, como Sintufal e Adufal, que realizaram assembleias para deliberar sobre as condições de retorno às aulas presenciais.
A questão dos cortes no orçamento das Universidades foi uma preocupação manifestada por vários conselheiros. O professor Gustavo Madeiro, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), recebeu manifestações de aprovação dos estudantes no chat ao fazer usos da palavra para colocar que “a falta de condições orçamentárias da Universidade é uma outra mobilização, que precisamos travar com o Governo Federal, mas não pode ser justificativa para o não retorno. Os estudantes esperam uma proposta concreta, Dito isso, sou a favor do retorno presencial em março com a obrigatoriedade do passaporte vacinal”, enfatizou o professor.
Últimas notícias
Carlos diz que hospital perto não garante atendimento ágil a Bolsonaro
Governo Trump, no entanto, mantém acusação de narcotraficante
Moraes nega ida de Bolsonaro a hospital e exige laudo médico
EUA recuam em acusar Maduro de liderar suposto Cartel de Los Soles
Lutador de Muay Thai é preso suspeito de matar professor após discussão por dívida trabalhista
Jovem de 21 anos é assassinado a tiros na Vila Betel, em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
