Aulas da rede pública municipal de ensino serão totalmente presenciais a partir da segunda (14)
Ano letivo de 2022 é retomado após quase dois anos de ensinos remoto e híbrido

Após quase dois anos de ensino remoto, a rede pública municipal de ensino vai iniciar, na próxima segunda-feira (14), as aulas em formato totalmente presencial em todos os turnos e turmas do ano letivo de 2022.
Nesta segunda-feira (7) foi publicado no Diário Oficial do Município todas as determinações que as unidades escolares e a Educação devem seguir para a retomada das aulas presenciais.
"Vamos voltar 100% presencial por entendermos que é um momento extremamente importante para a educação brasileira. Não estamos desconsiderando os riscos da pandemia, mas o que importa agora é permitir que essa crianças voltem a frequentar a escola. Nenhum adiamento será benéfico para a comunidade escolar, porque os alunos precisam retomar as aulas presenciais, pois estão com déficits de aprendizagem dos últimos dois anos e precisamos retomar essas atividades", pontuou o secretário de Educação, professor Elder Maia.
O secretário informou como deve funcionar o retorno às atividades escolares. “As unidades de ensino deverão retornar presencialmente e sem escala de revezamento, cabendo a cada uma avaliar os espaços físicos e a organização necessária para contemplar o retorno das turmas, conforme os protocolos sanitários, adotando as medidas temporárias de enfrentamento à Covid-19, consoante com os Decretos Municipais publicados pelo Poder Executivo”, explicou.
Nos últimos dois anos, os estudantes e professores precisaram se adaptar ao ensino remoto e depois ao ensino híbrido, no qual os alunos se revezavam entre aulas on-line e presenciais. Pensando na segurança de todos, a Educação, sem poupar esforços, tem executado diversas ações para garantir a segurança de toda a comunidade escolar para o retorno das aulas.
Cerca de 100% das escolas e creches da rede municipal foram reformadas. Houve a ampliação na oferta de transporte escolar e alimentação. Outra ação fundamental foi a renovação de 80% da mobília das unidades de ensino, após quase oito anos, além da contratação de novos 576 profissionais que serão fundamentais para a retomada das aulas.
O secretário e professor Elder Maia exaltou o papel imprescindível da escola na vida das crianças. "A escola é lugar seguro, protegido de abusos, da violência doméstica. Nela há alimentação, cuidado, segurança, conforto. A escola é o principal elo de proteção social de Maceió e por isso devemos zelar pelo bem-estar, integridade e aprendizagens dos nossos estudantes", enfatizou.
O ensino remoto só vai ser ofertado apenas aos estudantes que possuam justificativa médica ou àqueles que fazem parte de grupo de exceções. Destaque para as gestantes e puérperas, pessoas com comorbidades, em idade a partir de cinco anos, que não tenham completado o ciclo vacinal contra a Covid-19. Além de indivíduos menores de cinco anos, que pertençam ao grupo de risco para Covid-19 ou que tenham a condição de saúde mais frágil.
Últimas notícias
Alfredo Gaspar ganha status de celebridade da direita após relatório que pode beneficiar Bolsonaro no STF

Lula reclama de vazamento de conversa com presidente chinês e Janja e diz que era confidencial

Servidor federal trocava fotos de amigas em banheiro por vídeos de necrofilia
Hugo Motta aciona STF e defende relatório de Alfredo Gaspar que pode livrar Bolsonaro

Prefeitura de Maceió convoca mais 145 aprovados no PSS para a rede municipal de ensino

MPAL ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
