Aulas da rede pública de Maceió retornam com melhorias, diz prefeitura
Educação também volta com a contratação de 576 novos profissionais e mudanças no transporte e alimentação escolar

O retorno dos estudantes da rede municipal às atividades 100% presenciais nas Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) acontece na próxima segunda-feira (14). A fim de assegurar um retorno seguro, a Prefeitura de Maceió, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu uma série de melhorias em serviços que contribuirão para o conforto destes estudantes em ambiente escolar.
Para o secretário de Educação, Elder Maia, o objetivo é garantir o pleno aprendizado aos estudantes com o retorno presencial. “O importante, neste momento, é permitir que as crianças voltem a frequentar a escola. Nenhum adiamento será benéfico agora para a comunidade escolar e para os mais de 54 mil estudantes da rede, que estão com diversos déficits de aprendizagem. Acreditamos que, desta forma, recuperaremos a aprendizagem dos nossos estudantes”, afirmou.
Durante os meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022, um intenso trabalho de reforma e manutenção foi realizado pelas equipes de engenharia da Semed, alcançando 96% das unidades educacionais. Foram realizadas melhorias na infraestrutura das escolas com o objetivo de garantir a qualidade do funcionamento dos equipamento escolares para o retorno presencial dos estudantes. A previsão é de que ainda em fevereiro, 100% das unidades de ensino do Município já retornem em pleno funcionamento.
O transporte escolar, com veículos seguros, está garantido a cerca de 19 mil estudantes de todas as localidades do município de Maceió. A ampliação de 25% na oferta deste serviço irá garantir um deslocamento seguro dos estudantes de todas as modalidades de ensino da rede municipal. Para isso, a Educação conta com motoristas e monitores qualificados que receberam kits de proteção individual.
A alimentação dos estudantes da rede municipal também será garantida de forma ampla e efetiva. Além da entrega a familiares e responsáveis de 54 mil kits de alimentos, provenientes da agricultura familiar, a Prefeitura de Maceió irá ofertar, ainda, o café da manhã aos estudantes do Ensino Fundamental, uma vez que muitos pertencem à famílias que dispõem de poucos recursos e não conseguem fornecer esta parte da alimentação diária.
Com a contratação de 576 novos profissionais, através do Processo Seletivo Simplificado, promovido pela Prefeitura de Maceió, a educação do Município ganha um reforço significativo para o retorno às aulas presenciais. Realizado com a devida celeridade e urgência, o PSS garantiu a aquisição de psicólogos, assistentes sociais, professores e outros profissionais de diversas áreas que vão atuar nas escolas da rede pública municipal de ensino.
O conforto, bem-estar e integração dos estudantes dentro do ambiente da sala de aula também foi priorizado com a entrega de mais de 23 mil itens, que irão renovar em 80% a mobília de todas as unidades educacionais da rede, com um investimento de R$ 34 milhões. A distribuição de todos os itens está prevista para acontecer nas próximas semanas.
Todas as melhorias realizadas pela Prefeitura de Maceió visam contribuir para um retorno seguro e garantir a permanência de todos os estudantes matriculados em sala de aula.
Últimas notícias

Motociclista morre em grave acidente na Avenida Dr. Júlio Marques Luz

Plano de Israel para Gaza pode gerar “nova calamidade”, alerta ONU

Relator do Orçamento quer flexibilizar arcabouço fiscal de Haddad

Médico avalia quadro de saúde de Faustão após novos transplantes

Adolescente é salvo pelo primo após se engasgar com achocolatado em Fortaleza

PF recebe 2 mil produtos irregulares apreendidos em operação contra cigarros eletrônicos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
