Educação

Rede municipal de Educação voltará com 100% das aulas presenciais

O secretário Elder Maia explicou que as escolas e o ensino receberam melhorias para o retorno dos alunos

Por 7Segundos com TV Pajuçara 07/02/2022 18h06
Rede municipal de Educação voltará com 100% das aulas presenciais
Escolas públicas de Maceió voltarão às atividades presenciais - Foto: Reprodução/Pixabay

Depois de mais de um ano de ensino remoto e cerca de seis meses de aulas híbridas, as aulas da rede pública de educação municipal irão voltar completamente presenciais na próxima segunda-feira (14). Hoje (7), em entrevista à TV Pajuçara, o secretário de Educação de Maceió, Elder Maia, explicou como irá funcionar esse retorno à normalidade.

De acordo com o secretário, todos os materiais necessários para o retorno dos alunos já foram distribuídos para as escolas do município desde o ano passado e o estoque ainda contou com um reforço neste ano. "O protocolo já foi publicado tomando todos os cuidados, como o uso permanente de máscaras e o uso de álcool em gel", disse.

"Essa é uma grande conquista, depois de 2 anos de pandemia voltar a utilizar as dependências das escolas 100% presencial. As famílias desejam isso, os estudantes precisam disso, toda a comunidade deseja assim e é assim que iremos fazer para evitar que a desigualdade educacional se acentue ainda mais entre aquele que dispõe de renda e recurso para pagar a mensalidade de uma escola e aquele que não dispõe de renda, mas o município deve oferecer todas as condições e cumprir esse direito constitucional", salientou.

O planejamento pedagógico está sendo realizado nesta semana que anteceda o retorno presencial. Elder Maia ainda destaca que 576 novos profissionais foram contratados pelo município para garantir uma educação de qualidade aos alunos e foi realizada a compra de novas mobílias para as instituições: "vai renovar 80% da mobília escolar do município de Maceió".

O secretário ainda pontua que grande parte das escolas receberam reparos estruturais nesse período de pandemia para que os estudantes retornassem às salas de aula em segurança.

Os alunos que não puderem retornar presencialmente por problemas de saúde terão um acompanhamento remoto, mas é necessário que os pais e/ou responsáveis comuniquem a ausência do aluno para a direção da escola.