O que é gaslighting? Psicóloga explica termo que viralizou em polêmica no 'BBB 22'
O termo 'gaslighting' disparou em buscas no Google depois de uma polêmica relacionada ao reality show que aconteceu fora do confinamento envolvendo Jade Picon e Arthur Aguiar

Você sabe o que é gaslighting? A palavra teve gerou mais 100 mil buscas por conta de uma polêmica envolvendo os participantes Arthur Aguiar e Jade Picon no "BBB 22" e atitudes da mulher do brother, Maira Cardi, fora da casa. A psicóloga Maria Rafart explica, a seguir, a origem do termo e como entender se você está sendo alvo dessa situação.
GASLIGHTING: QUAL É A ORIGEM DA PALAVRA?
A expressão tem seu fundamento no universo cinematográfico. "Essa manobra psicológica apareceu no filme 'Gas Light', de 1944. Nele, o dono da casa estava em conluio com a governanta para fazer a dona da casa parecer maluca. Faziam diversas manobras, entre as quais alterar a luminosidade da luz a gás, para fazer de conta que tudo estava claro e não escuro, como a pobre mulher pensava. A sala estava escura, e o marido lia seu livro tranquilamente, enquanto a esposa se desesperava por não enxergar mais o bordado", conta a especialista.
A psicóloga aponta que ele é muito comum nas mais variadas relações com perfil abusivo: pode ser entre um casal, entre familiares, e traz diversos malefícios para quem é alvo, como crises de ansiedade, insegurança e outros.
"O manipulador faz exatamente isso: bate na esposa, por exemplo, e depois diz que ela deu motivos para que ele explodisse. Mães manipuladoras fazem de conta que seus filhos, por mais que cuidem delas, ainda não têm o cuidado suficiente que elas merecem – e eles acreditam", aponta.
DIFICULDADE DE RECONHECER SITUAÇÃO É COMUM ENTRE QUEM É ALVO
Mariana também pontua que nesse tipo de situação, é recorrente que quem está sendo manipulado demore a perceber. "É muito comum pessoas manipuladoras mudarem tanto a verdade que você até duvida daquilo que está acontecendo. Pessoas que estão em um relacionamento abusivo frequentemente me relatam situações em que é claro o gaslighting, mas é difícil reconhecer", alerta.
SAIBA COMO RECONHECER GASLIGHTING!
Duas são as dicas da especialista para perceber se você está sofrendo esse tipo de manipulação psicológica. "A primeira, é se imaginar fora da situação, vendo os acontecimentos desde fora, para apartar o envolvimento emocional. Quando trazemos a situação para o racional, frequentemente desmascaramos o manipulador.", analisa.
"A outra dica é contar a situação para alguém de confiança, de seu círculo de apoio, para obter uma opinião mais idônea e sem a afetação do envolvimento", completa a expert em psicologia.
Últimas notícias

TRE/AL suspende julgamento que pode cassar mandato do deputado Paulão

Deputado Fabio Costa encurrala sócio do “Careca do INSS” em depoimento à CPMI

Com o intuito de reforçar a segurança, prefeito Bebeto Barros assina ordem para curso de especialização da Guarda Civil Municipal

CPMI: Alfredo Gaspar pede prisão de depoente acusado de ser operador do “Careca do INSS”

Ministério Público de Alagoas reúne gestores e debate regularização das Guardas Civis Municipais

Homem é conduzido ao Cisp de Novo Lino por perturbação do sossego
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

"Sua irmã não quis transar e a matei", confessa autor de feminicídio em Minas Gerais

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes
