Comunidade do Rio Novo recebe serviço de desobstrução de galerias
Ação tem o objetivo de garantir melhor funcionamento das galerias no período de chuva

Equipes de manutenção e drenagem da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) realizaram, nessa quinta-feira (10), a limpeza de galerias pluviais, no bairro Rio Novo. A iniciativa tem o objetivo de desobstruir esses espaços para garantir o escoamento adequado das águas das chuvas e assim evitar zonas de alagamentos, principalmente no período chuvoso.
Os serviços foram realizados nas Ruas do Cravo e Vereador Hermínio Cardoso, próximas à região do ABC, no limite com o bairro Fernão Velho. Foram retirados 12 metros cúbicos de resíduos sólidos - principalmente plástico, garrafa pet, papelão - dentre outros materiais. Isso equivale a quase 20 toneladas de lixo ou uma caçamba cheia. Todo material recolhido é encaminhado ao Aterro Sanitário de Maceió, no Benedito Bentes, para a correta destinação final.
O morador do Rio Novo, Valdener Oliveira, 47 anos, acompanhou de perto o serviço das equipes técnicas na região e comemorou a atenção frequente do Município.
“Está ficando muito bom. Trazendo benefícios para todos e estou satisfeito, graças a Deus, com todas as obras desenvolvidas por aqui. A gente só tem a ganhar”, pontua Oliveira.
Apesar do trabalho realizado pela Prefeitura de Maceió, a população também cumpre um papel fundamental para garantir o pleno funcionamento das galerias. Materiais como garrafas de refrigerante, brinquedos, utensílios domésticos, roupas, calçados e pedaços de madeira, quando são descartados de forma errada, acabam se acumulando nas galerias e bloqueando a passagem da água.
“As nossas ações acontecem de Norte a Sul da cidade. Estamos todos os dias nas ruas com o objetivo de levar melhor qualidade de vida aos cidadãos e evitar possíveis transtornos com esses espaços importantes congestionados por algum tipo de material. Enquanto gestão estamos fazendo a nossa parte, mas é fundamental que todos reflitam que um pequeno ato - como jogar uma embalagem de chiclete na rua - pode ter uma reação a curto, médio e longo prazo com prejuízo a todos”, ressalta o coordenador de Drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas.
Jogar lixo na rua é crime!
O Código Municipal de Limpeza Urbana prevê multa para quem descartar qualquer tipo de resíduo em vias públicas ou áreas verdes. A legislação estabelece valores que vão de R$ 120 a R$ 30 mil, de acordo com a gravidade do caso.
Últimas notícias

Mulher é presa por tentar matar o companheiro no município de Igreja Nova

Homem que teria matado o próprio filho espancado é encontrado morto em Coruripe

Estudantes de Medicina da Ufal visitam Núcleo de Epidemiologia do HEA

Vídeo mostra mulher pedindo socorro após ser esfaqueada na Uneal, em Arapiraca

Chacina em Estrela de AL pode ter sido motivada por ciúmes; vítimas foram mortas a facadas

Identificadas vítimas de chacina ocorrida dentro de residência em Estrela de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
