Oportunidades

Estudantes dos cursos de engenharia da Ufal podem fazer inscrição para seleção de bolsistas

Serão disponibilizadas duas vagas para início imediato mais cadastro de reserva

Por Assessoria 13/02/2022 13h01 - Atualizado em 13/02/2022 14h02
Estudantes dos cursos de engenharia da Ufal podem fazer inscrição para seleção de bolsistas
Campus Ufal, em Maceió. - Foto: Divulgação

Estudantes da Universidade Federal de Alagoas matriculados nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Petróleo, Engenharia Química ou Engenharia Ambiental podem se inscrever, até o dia 22 de fevereiro, para a seleção de bolsistas do Laboratório de Computação Científica e Visualização da Universidade (LCCV). Serão disponibilizadas duas vagas para início imediato mais cadastro de reserva, com carga horária de trabalho de 20 horas semanais e auxílio financeiro de R$ 780,00.

As inscrições são feitas através de preenchimento de formulário eletrônico disponível no site. Durante a inscrição, é preciso enviar o comprovante de matrícula atual, o histórico analítico e o Currículo Lattes em formato pdf. Também é preciso que o candidato tenha sido aprovado nas seguintes disciplinas: Mecânica dos solos 1 (se disponível na grade curricular); Resistência dos materiais ou Mecânica dos Sólidos 1. A seleção será feita com base numa entrevista, que será realizada entre os dias 24 e 26 de fevereiro.

Entre as atividades a serem desenvolvidas no período estão: desenvolvimento e modelagem de soluções para problemas de Engenharia de Poços; desenvolvimento de códigos em Python para análise estrutural e instalação de revestimentos condutores e de superfície; modelagem numérica utilizando softwares de engenharia (Abaqus ou XFlow) para a validação de modelos matemáticos; revisões bibliográficas de modelos numéricos para dimensionamento e instalação de revestimentos condutores e de superfície; e desenvolvimento de pesquisas, sob orientação, publicando-as anualmente em formato de resumo na Reunião Anual de Avaliação do LCCV.

O resultado da seleção será divulgado no próximo dia 28 de fevereiro. A bolsa tem duração de 12 meses e data prevista de início em 1º de março.

Mais informações no edital.