Geral

Com seis meses de funcionamento, Central Única de Sepultamentos é referência no NE

Local é responsável por unificar e otimizar assuntos referentes aos cemitérios da capital

Por Assessoria 14/02/2022 10h10
Com seis meses de funcionamento, Central Única de Sepultamentos é referência no NE
Central de Sepultamentos realizou mais de 10 mil atendimentos - Foto: Ascom Sudes

Inaugurada há seis meses pela Prefeitura de Maceió, a Central Única de Sepultamentos se tornou referência para todo o nordeste na administração dos cemitérios de uma capital. Maceió se consolidou como a primeira capital da região a realizar esse serviço, atendendo da melhor forma a população em um momento tão delicado como o do luto.

Localizado no bairro do Trapiche, o local é responsável por unificar e otimizar assuntos referentes aos cemitérios da cidade, fazendo uma triagem e distribuindo as vagas entre os campos-santos disponíveis. Desde sua inauguração, a Central já registrou mais de 10 mil atendimentos, sendo 7.322 presenciais e 3.108 pelo WhatsApp.

Em um congresso realizado em novembro de 2021, em Gramado, no Rio Grande do Sul, a iniciativa foi bastante prestigiada. Além de ser a primeira capital do nordeste, a cidade se tornou a pioneira, no Brasil, a agendar um sepultamento via aplicativo de mensagens.

Chrystiano Lyra, coordenador geral de Gestão de Serviços Funerários, explica que o trabalho realizado visa o bom atendimento, minimizando a dolorosa missão de sepultar um ente querido. "A Central Única de Sepultamentos tem como prioridade a agilidade e a eficiência. Acreditamos que, de certa forma, estamos ajudando as pessoas no momento do luto, com menos burocracia e um atendimento mais humanizado", disse.

Ele ainda destaca o benefício ofertado pela Prefeitura à população com a iniciativa. “Estamos acabando com a migração das famílias nos cemitérios em busca de vagas. Elas chegam à Central e já saem com tudo encaminhado para realizar o registro do óbito em cartório e com o sepultamento agendado”, completou.

Documentação necessária


Para utilizar o serviço, o cidadão deve comparecer ao local munido de documento oficial com foto, comprovante de residência e a declaração de óbito do ente querido, que é emitida pela Instituto Médico Legal (IML), pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO) ou pelo próprio hospital.

Mausoléu


Para as pessoas que possuem um mausoléu em um dos cemitérios da cidade, a ida à Central de sepultamentos não é obrigatória. Nesse caso, o cidadão pode comparecer ao cemitério para a resolução do entrave.

Atendimento remoto


Além do atendimento presencial, de domingo a domingo, das 8h às 17h, o cidadão também pode entrar em contato com a Central de Sepultamentos através do WhatsApp 082 98222-7748 e solicitar guias de pagamento, agendar sepultamentos e/ou obter informações e orientações.

Endereço da Central Única de Sepultamentos

Avenida Siqueira Campos, 1897A – Trapiche da Barra