Marx Beltrão comemora Emenda à Constituição que isenta IPTU de igrejas e de templos religiosos
O deputado votou à favor da emenda, argumentando que a medida é necessária para a manutenção de pequenos templos religiosos no estado

Será promulgada nesta semana a Emenda Constitucional 116, que concede isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para templos religiosos. A nova emenda é oriunda da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 200/16, aprovada no fim do ano passado.
Na Câmara, a Proposta contou com apoio integral do deputado federal Marx Beltrão (PSD), que nesta segunda-feira (14) comemorou a promulgação da emenda e o apoio que esta medida representará para as organizações religiosas de Alagoas e de todo o país.
“Este é uma realidade nacional e alagoana e que afeta, principalmente, os pequenos templos na capital e no interior. São inúmeras igrejas católicas, evangélicas, centros espíritas, tempos de religiões de matriz africana ou ainda de outras religiões, que sobrevivem de doações e que agregam pessoas em torno da fé. São todas estas instituições importantes na sociedade e que merecem apoio. Por isso na Câmara votei em favor desta PEC e fico feliz em ver que agora este medida vai se concretizar com a sua promulgação”, destacou Marx Beltrão.
A PEC alterou o artigo 156 da Constituição Federal, que trata da cobrança de IPTU. De acordo com o texto, estão isentos desse imposto templos de qualquer culto religioso, ainda que estejam em imóveis locados. A Constituição Federal já concede isenção tributária para os templos de qualquer culto, de forma a proteger a liberdade de crença, mas deixou de fora os imóveis alugados. A nova emenda constitucional evita que igrejas e templos precisem recorrer à Justiça para garantir a isenção do imposto.
Já há jurisprudência determinando que o imóvel utilizado para fins religiosos não deve pagar impostos diante da imunidade constitucional, porém a Emenda pacifica a questão. A sessão solene para a promulgação da emenda está marcada para as 15h30min da quinta-feira (17). Na votação da Câmara a proposta foi aprovada por 393 votos favoráveis e 37 contrários em primeiro turno e 376 votos favoráveis e 30 contrários em segundo turno.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
