Profissionais do Nasf têm trabalho selecionado para premiação nacional
Trabalho aprovado tem como tema o atendimento clínico veterinário domiciliar na pandemia de Covid-19

Buscando garantir assistência domiciliar, voltada à saúde de animais domésticos (cães e gatos) dos usuários do SUS da USF José Maria de Melo (Benedito Bentes), profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) tiveram um relato de experiência aprovado na primeira etapa da iniciativa ‘Atenção Primária à Saúde (APS) Forte no SUS: Integralidade no Cuidado’. O trabalho aprovado tem como tema o atendimento clínico veterinário domiciliar na pandemia de Covid-19.
A iniciativa, promovida pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) no Brasil e pelo Ministério da Saúde, busca reconhecer as melhores experiências da assistência feita na Atenção Primária à saúde em todo o país, levando em conta os desafios impostos pela pandemia. Além disso, a premiação tem o intuito de promover a troca de conhecimento e usar os melhores exemplos como subsídio para a melhoria das políticas desenvolvidas no âmbito federal e qualificar a Atenção Primária, por meio da Estratégia Saúde da Família.
Atuantes no 6º Distrito Sanitário e componentes do eNasf/AP Maceió 4, a experiência exitosa teve a autoria do médico veterinário, Lindomar Machado, e coautorias da assistente social, Simone Brito, e do educador físico, Paulo Bezerra.
“O Nasf tem uma equipe diversificada de profissionais. Mas, em 2011, por meio de uma portaria do Ministério da Saúde, o núcleo também passou a contar com a atuação de médicos veterinários na atenção básica. Nós, profissionais da veterinária, já fazíamos trabalhos de educação em saúde nas unidades, por meio da sala de espera, e palestras em escolas e associações. E, agora, decidimos ampliar os serviços e passamos a levar o atendimento médico veterinário até a casa do usuário”, comentou o médico veterinário, Lindomar Machado.
Ele ainda ressalta que a pandemia favoreceu o desenvolvimento do serviço veterinário domiciliar no 6ª Distrito Sanitário.
“Com a chegada da pandemia de Covid-19, os usuários tiveram que ficar em casa por causa das restrições sanitárias. Consequentemente, eles não se deslocavam até a Unidade de Vigilância de Zoonoses ou clínicas veterinárias para cuidar de seu animal. Por isso, começamos a realizar esse atendimento domiciliar para levar os cuidados necessários aos animais. É um trabalho inovador e esperamos que ele seja ampliado pelo município”, destacou Lindomar.
A equipe de médicos veterinários do eNasf 4 implantou a ação em junho de 2021 e destinou a atividade para animais (cães e gatos) que pertencem aos usuários da USF José Maria de Melo, situada no Benedito Bentes.
Em visitas previamente agendadas por meio do Whatsapp (82) 99949-2011, o médico veterinário realiza consultas, prescreve tratamento para as enfermidades diagnosticadas no exame clínico, orienta os proprietários quanto a posse responsável de animais domésticos e prescreve a vacinação necessária dos animais contra doenças.
O trabalho, intitulado “Atendimento clínico veterinário domiciliar: uma ação de assistência à saúde animal na pandemia de Covid-19”, segue agora para as demais etapas da seleção. A premiação está prevista para acontecer em abril.
Últimas notícias

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Condenado por roubo em Alagoas é preso tentando revalidar diploma de medicina no Paraná
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
