Maceió

Profissionais do Nasf têm trabalho selecionado para premiação nacional

Trabalho aprovado tem como tema o atendimento clínico veterinário domiciliar na pandemia de Covid-19

Por Ascom SMS 15/02/2022 10h10
Profissionais do Nasf têm trabalho selecionado para premiação nacional
Trabalho de atendimento clínico domiciliar a cães e gatos foi selecionado para prêmio nacional - Foto: Arquivo/Nasf

Buscando garantir assistência domiciliar, voltada à saúde de animais domésticos (cães e gatos) dos usuários do SUS da USF José Maria de Melo (Benedito Bentes), profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) tiveram um relato de experiência aprovado na primeira etapa da iniciativa ‘Atenção Primária à Saúde (APS) Forte no SUS: Integralidade no Cuidado’. O trabalho aprovado tem como tema o atendimento clínico veterinário domiciliar na pandemia de Covid-19.

A iniciativa, promovida pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) no Brasil e pelo Ministério da Saúde, busca reconhecer as melhores experiências da assistência feita na Atenção Primária à saúde em todo o país, levando em conta os desafios impostos pela pandemia. Além disso, a premiação tem o intuito de promover a troca de conhecimento e usar os melhores exemplos como subsídio para a melhoria das políticas desenvolvidas no âmbito federal e qualificar a Atenção Primária, por meio da Estratégia Saúde da Família.

Atuantes no 6º Distrito Sanitário e componentes do eNasf/AP Maceió 4, a experiência exitosa teve a autoria do médico veterinário, Lindomar Machado, e coautorias da assistente social, Simone Brito, e do educador físico, Paulo Bezerra.

“O Nasf tem uma equipe diversificada de profissionais. Mas, em 2011, por meio de uma portaria do Ministério da Saúde, o núcleo também passou a contar com a atuação de médicos veterinários na atenção básica. Nós, profissionais da veterinária, já fazíamos trabalhos de educação em saúde nas unidades, por meio da sala de espera, e palestras em escolas e associações. E, agora, decidimos ampliar os serviços e passamos a levar o atendimento médico veterinário até a casa do usuário”, comentou o médico veterinário, Lindomar Machado.

Ele ainda ressalta que a pandemia favoreceu o desenvolvimento do serviço veterinário domiciliar no 6ª Distrito Sanitário.

“Com a chegada da pandemia de Covid-19, os usuários tiveram que ficar em casa por causa das restrições sanitárias. Consequentemente, eles não se deslocavam até a Unidade de Vigilância de Zoonoses ou clínicas veterinárias para cuidar de seu animal. Por isso, começamos a realizar esse atendimento domiciliar para levar os cuidados necessários aos animais. É um trabalho inovador e esperamos que ele seja ampliado pelo município”, destacou Lindomar.

A equipe de médicos veterinários do eNasf 4 implantou a ação em junho de 2021 e destinou a atividade para animais (cães e gatos) que pertencem aos usuários da USF José Maria de Melo, situada no Benedito Bentes.

Em visitas previamente agendadas por meio do Whatsapp (82) 99949-2011, o médico veterinário realiza consultas, prescreve tratamento para as enfermidades diagnosticadas no exame clínico, orienta os proprietários quanto a posse responsável de animais domésticos e prescreve a vacinação necessária dos animais contra doenças.

O trabalho, intitulado “Atendimento clínico veterinário domiciliar: uma ação de assistência à saúde animal na pandemia de Covid-19”, segue agora para as demais etapas da seleção. A premiação está prevista para acontecer em abril.