Maceió tem vacinação de crianças acima da média nacional, informa Fiocruz
Dados ainda mostram que o Nordeste tem cinco capitais com a cobertura acima da média
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou, nesta quinta-feira (17), a nota técnica com uma avaliação das voltas às aulas diante de uma baixa cobertura vacinal contra Covid-19 das crianças. De acordo com o relatório, Maceió é uma das capitais com a vacinação do público infantil acima da média nacional.
De acordo com o relatório, das nove capitais do Nordeste, cinco estão acima de 21%, que é a média nacional, elas são Maceió, Natal, Fortaleza, Salvador e São Luís.
Segundo informações da nota, Maceió é a quinta capital nordestina com a maior cobertura da imunização de crianças de 5 a 11 anos de idade. A cidade, que tem uma cobertura de 28,76% para a primeira dose, está atrás de Natal (29,1%), Fortaleza (33,87%), Salvador (34,33%) e Aracaju (40,59%). A capital alagoana se encontra na frente de São Luís (21,28%), João Pessoa (15,88%), Teresina (8,44%) e Recife (1,94%).
A fundação ainda informa que dados podem sofrer com casos de subnotificação, além de informar que a cobertura vacinal de primeira dose é menor onde há maiores problemas sociais e econômicos.
"A cobertura vacinal de primeira dose é menor onde há maior desigualdade de renda, pobreza e internações por condições sensíveis à atenção primária. Além disso, curiosamente, a cobertura vacinal de primeira dose possui relação inversa com a proporção de crianças na faixa etária elegível. Nos locais em que a proporção de crianças de 5 a 11 anos é maior, há menor cobertura vacinal de primeira dose contra a Covid-19 para este grupo”, informa a nota.