Menino que engoliu apito morre e família decide doar os órgãos, em SC
Família de Matheus Rodrigo de Oliveira decidiu autorizar a doação de órgãos do garoto
GIORGIO GUEDINFLORIANÓPOLIS, SC (UOL/FOLHAPRESS) - O menino de 7 anos que engoliu um apito, em Navegantes (SC), teve a morte cerebral confirmada na noite da quinta-feira (17) em um hospital em Itajaí, cidade vizinha. A família de Matheus Rodrigo de Oliveira decidiu autorizar a doação de órgãos do garoto
Bastante abalada, Tiele Costa de Oliveira, mãe do menino, contou à reportagem, que inicialmente não queria fazer a doação, na esperança de ainda ter o menino consciente. Após uma reunião com o restante da família, ficou decidido que os órgãos seriam doados.
O tio do menino, irmão de Tiele, morreu de leucemia à espera de um doador compatível de medula óssea.
"Da mesma forma que a gente já esperou por uma doação; com a possibilidade de doar e salvar outras vidas, pensamos em dar mais conforto [para quem vai receber os órgãos]", disse a mãe de Matheus.
As córneas, os rins, e o fígado, que foi para o Rio de Janeiro, já foram doados. Até o fim da tarde desta sexta (18), a família ainda aguardava o corpo do filho no Instituto Médico Legal para realizar o velório e o sepultamento. Ele era o segundo mais novo entre quatro irmãos.
Salvar vidas já estava no dia a dia de Matheus. Descrito como alegre, independente e espontâneo pela mãe, o menino tinha o sonho de ser bombeiro. "Um dia, ele encontrou uma capivara presa em um bueiro aqui perto. Ele não sossegava enquanto o bombeiro não chegava ali; ele queria salvar o animal, gostava muito de bichos", recordou.
A família também tinha adotado uma cadela, que ele adorava bastante. "Ele saía, na chuva e tudo, se ela tentasse fugir de casa", contou. "Eu acredito que a parte dele, [salvar vidas] ele fez".
Matheus precisou ser internado na UTI (Unidade de terapia Intensiva) no último sábado (12), após engolir um apito. Segundo o Corpo de Bombeiros, o garoto foi levado por dois homens até o quartel de Itajaí, cidade vizinha, no fim da tarde e chegou ao local inconsciente, carregado no colo pelo próprio pai.
No momento do atendimento, o menino tinha frequência cardíaca lenta e sinais de baixa oxigenação no corpo. Ele foi submetido a manobras de reanimação e expeliu o objeto alguns minutos após receber atendimento médico.
Os socorristas passaram 45 minutos fazendo manobras de reanimação no garoto até o quadro de parada cardiorrespiratória dele ser revertido. Quando o menino foi estabilizado, ele foi levado de helicóptero para o Hospital Infantil Pequeno Anjo, onde ficou internado na UTI e não resistiu.
Últimas notícias
Marginal do Piauí, construída com investimentos garantidos por Arthur Lira, consolida novo eixo de desenvolvimento em Arapiraca
Ivete Sangalo é internada em hospital em Salvador; saiba detalhes
Rafael Brito critica retirada de taxação das bets de projeto contra o crime organizado
Polícia Científica de Alagoas integra rede global de alerta contra drogas sintéticas
Fabio Costa afirma que aprovação do projeto antifacção endurece combate ao crime organizado
Copeve/Ufal convoca quase 10 mil candidatos da lista de espera por meio do Sisu 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
