Prefeitura de Maceió lança primeira 'Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa
O tema da Olimpíada será Maceió: um olhar para a cultura local'
Depois do sucesso da Olimpíada de Matemática de Maceió (OM²), a Prefeitura de Maceió lança, nesta quarta-feira (23), a primeira Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa na Escola Municipal Rui Palmeira, no Vergel do Lago. Poderão participar estudantes do 5º ao 9º do Ensino Fundamental das 90 escolas do Município.
O tema da Olimpíada será 'Maceió: um olhar para a cultura local', em que cada estudante deverá produzir textos abordando aspectos socioculturais relacionados ao lugar onde vivem.
As inscrições serão de 3 a 11 de março e os alunos poderão concorrer a três tipos de gêneros textuais: poemas, memórias literárias e crônicas. Além da competição, a olimpíada vai homenagear o escritor alagoano Lêdo Ivo, como explica o Secretário de Educação Elder Maia.
"Nós vamos homenagear uma grande personalidade local e um maceioense ilustre que projetou Maceió e Alagoas no cenário nacional local: o poeta e escritor Lêdo Ivo. A face dele empresta seu brilhantismo, talento e sua criatividade poético-literária para a marca da Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa”, diz o secretário.
As Olimpíadas acontecerão nas etapas escolar e municipal. Na primeira etapa serão selecionados um texto de cada gênero, por uma comissão julgadora de cada escola, totalizando até três textos por unidade escolar.
Já na etapa municipal serão premiados os três primeiros lugares, de cada gênero selecionado na etapa municipal, totalizando nove alunos premiados.
Últimas notícias
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Homem assalta adolescente, é perseguido por moradores e escapa de linchamento em Arapiraca
Pai relata detalhes sobre morte do filho em Coruripe; companheira é a principal suspeita
Pesquisa aponta aprovação de 77% à gestão da prefeita Márcia Cavalcante em São Luís do Quitunde
Decoração natalina de São Luís do Quitunde é destaque na Região Norte e encanta Famílias
Flávio se isola na direita após receber bênção de Bolsonaro para 2026
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
