Maceió

Gerente da CBTU faz orientações de segurança para trafegar próximo aos trilhos do VLT em Maceió

Alerta da gestora é motivado pelo ocorrido ontem quando uma idosa quase foi atropelada pelo veículo

Por 7Segundos com TV Ponta Verde 23/02/2022 14h02 - Atualizado em 23/02/2022 14h02
Gerente da CBTU faz orientações de segurança para trafegar próximo aos trilhos do VLT em Maceió
O trem VLT de Maceió - Foto: Divulgação/CBTU

Após uma idosa ser quase atropelada pelo VLT na tarde desta sexta-feira (22), a gerente operacional da Companhia Brasileira de Transporte Urbano (CBTU), Morgana Moraes, pediu hoje (23) maior cautela da população quando for trafegar próximo aos trilhos do equipamento.

De acordo com a gerente, houve um total de 11 acidentes registrados nos trilhos do VLT no ano de 2021, sendo 8 deles com animais e outros três com veículos que tentaram atravessar os trilhos de forma irregular.

Morgana também informa que o melhor cuidado com a segurança nos trilhos é a observação da população pois, segundo ela, o freio do VLT não interrompe o movimento do veículo imediatamente, ainda percorrendo cerca de 10 metros antes de parar por completo.

Dito isso, a gestora falou que as medidas de segurança da CBTU são para facilitar a para que os pedestres e motoristas percebam a chegada do trem, seja pelas buzinas constantes do maquinista ou os outros alertas sonoros em equipamentos equipados próximos aos trilhos.

Além disso, o veículo trafega em velocidade reduzida, com uma máxima permitida de 20 quilômetros por hora. Morgana diz que essas medidas são para dar tempo das pessoas próximas perceberem o veículo e já evitarem se aproximar dos trilhos.

“Apenas o ato de observar por parte da população já garante que não vai ter acidente”, concluiu a gerente.