Guardas municipais concluem curso de instrução de armamento e tiro
Após análise da Polícia Federal, agentes municipais de segurança terão o porte funcional de arma de fogo homologado

Capacitação e treinamento são essenciais para garantir o desempenho qualificado dos guardas municipais nas ruas da capital. Por este motivo, a Prefeitura de Maceió tem investido em cursos para capacitar ainda mais os agentes da Guarda Municipal de Maceió (GMM), aumentando a sensação de segurança do maceioense.
A formação foi finalizada nesta terça-feira (22), com a avaliação sendo realizada no estande de tiro da Central das Armas, no Centro de Maceió. A Instrução de Armamento e Tiro teve início no dia 7 de fevereiro. Os participantes tiveram aulas teóricas e práticas, totalizando uma carga horária de 160 horas.
O secretário Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, disse que os agentes municipais de segurança pública estão ainda mais capacitados a defender ao cidadão.
“Encerramos o curso de armamento e tiro para a Guarda Municipal de Maceió. A partir de agora, um novo grupo de servidores está habilitado para ter o porte funcional de arma de fogo e assim proteger a população da cidade e os turistas que visitam a capital alagoana. A capacitação é fundamental para que os agentes de segurança pública estejam mais preparados no enfrentamento à criminalidade, defendendo o cidadão em todos os logradouros públicos do Município”, destacou o secretário.
A parte teórica da instrução aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e a prática foi realizada nos estandes da Polícia Civil de Alagoas e da Central das Armas.
O guarda municipal e instrutor da capacitação de armamento e tiro, Ricardo Silva, falou que depois desse curso de instrução Maceió terá uma Guarda Municipal ainda mais preparada e atuante trabalhando nas ruas da capital.
“Os alunos tiveram 20 dias intensos de preparação e podemos dizer que é um marco para a instituição a realização desse curso. Foram anos e anos de estagnação, mas agora a atual gestão tem oferecido diversas capacitações para que os guardas estejam mais aptos a atuar durante o dia a dia”, afirmou o instrutor.
Entre os assuntos abordados durante o curso, os agentes de segurança pública tiveram aulas sobre as regras de segurança para o manejo, transporte e guarda, tipos de munições e suas aplicações, equipamentos e acessórios, técnicas de tiro, técnicas de tiro defensivo e atendimento pré-hospitalar tático.
Nova realidade
Desde 2002 na Guarda Municipal de Maceió, a agente de segurança pública, Vanusia Moreira, 43 anos, afirmou que o curso de armamento e tiro foi muito esperado por ela e por tantos outros colegas.
“Posso dizer que estou realizando um sonho com o encerramento desse curso. Agora vamos viver um novo tempo na Guarda Municipal. Estaremos ainda mais preparados para enfrentar a criminalidade, prestar um melhor serviço à sociedade e defender a nossa vida”, disse a guarda municipal que atua na segurança do Centro de Atenção Psicossocial (Caps-AD) Dr. Everaldo Moreira, no bairro Farol.
Com a conclusão da instrução, as avaliações e as documentações de cada guarda municipal será analisada pela Polícia Federal para que o porte funcional de arma de fogo seja homologado pelo órgão federal.
Últimas notícias

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca

Inscrições abertas oficina de construção de foguetes em Arapiraca

Após ser absolvido, Daniel Alves recupera passaportes e já pode voltar ao Brasil

Mulher que matou filhos com ‘chumbinho’ tentou intoxicar marido

Governo de Alagoas marca presença no Infra Nordeste GRI 2025 com debate sobre saneamento

Turista dos EUA é preso por tentar se aproximar de tribo isolada em ilha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
