Desenvolvimento Sustentável realiza ação de limpeza e educação ambiental em Riacho Doce
Mais de 150 pessoas foram conscientizadas sobre descarte irregular e serviço de volumosos
Com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos causados pelo descarte incorreto de resíduos na orla, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) realizou uma ação para orientar comerciantes, turistas e moradores do bairro de Riacho Doce, região do Mirante da Sereia. A atividade ocorreu nesta quinta-feira (24) e contou com instalação de bombonas, coleta de lixo e entrega de lixeira para carro.
A diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Sudes, Kedyna Tavares, ressalta a necessidade em haver uma sensibilização ambiental para que seja possível atingir os objetivos de preservação.
“Agir ativamente em prol da preservação do ecossistema marinho e do nosso meio ambiente é um trabalho diário da nossa equipe de educadores ambientais. Nada como uma praia limpa para a gente curtir o carnaval. Vamos recolher embalagem de picolé, bituca de cigarro, garrafa pet e resíduos que coloquem em risco a vida marinha e polua a praia.”, completou.
Para atingir as mais de 150 pessoas, a Prefeitura de Maceió enviou cerca de 25 pessoas entre Servidores e jovens aprendizes da Naturalle, empresa responsável pela coleta domiciliar na parte baixa da cidade. Além de reforçar junto aos comerciantes que joguem fora seus resíduos, apenas no dia e horário em que a coleta atende a localidade, a equipe instalou bombonas e orientou sobre uso dos equipamentos disponibilizados para o descarte correto.
Maria Luzinete frequenta a praia há mais de 50 anos e no último ano veio de vez para morar. Ela relata a paixão que tem pelo local e a satisfação em ver a prefeitura promovendo esse tipo de ação.“Para mim, limpeza é amor. Limpeza é saúde. Eu amo este lugar, e quero vê-lo sempre lindo e limpo. A Prefeitura está de parabéns.”, disse ela.
Na ocasião também foram recolhidos resíduos encontrados no entorno da praia como bitucas de cigarro, sacolas plásticas, restos de comidas, garrafas pet, dentre outros.
Outra atividade realizada foi a distribuição de 200 “lixocar”, lixeirinhas feitas de TNT para carros, equipamento importante para auxiliar no descarte correto do lixo.
Os comerciantes locais, Alisson e Carla, fazem parte das pessoas que dão o bom exemplo. “A gente sempre limpa todo o lixo quando fechamos aqui. Arrastamos os tonéis para onde o carro do lixo consegue pegar e fazemos o possível para sempre manter nosso espaço limpo.”, concluíram.