Saiba como ter acesso ao Centro para tratamento de sequelas da Covid-19
Unidade atende apenas residentes em Maceió, com horário agendado, por meio do sistema regulador

Criado para oferecer acompanhamento e tratamento aos maceioenses com sequelas da Covid-19, o Centro de Especialidades Eliane Machado, fica localizado dentro do PAM Salgadinho, no bairro Poço. O local funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, oferecendo assistência nas especialidades de alergologia/imunologia, cardiologia, neurologia, otorrinolaringologia e pneumologia. Desde sua inauguração, em agosto de 2020, a unidade já ofertou 12.369 atendimentos.
Para ser atendido no Eliane Machado, o paciente precisa ser residente em Maceió e ter sido encaminhado de hospitais de referência, para internação de pacientes com Covid-19, no território de Maceió, em unidades básicas e de referência da rede municipal, além de unidades de atendimento de síndromes gripais da cidade e outros postos de atendimento médico do Município, como Consultório na Rua, Unidades de Pronto Atendimento, entre outros.
Encaminhamento e agendamento para o Centro
Após a consulta médica, usuários atendidos em unidades básicas e de referência receberão formulário de encaminhamento médico para cadastro da demanda e agendamento pelo sistema regulador do Município, conforme disponibilidade de vaga.
Já aqueles internados por Covid-19, atendidos nas unidades de síndromes gripais, hospitais, UPAs e no Consultório na Rua terão seus encaminhamentos preenchidos pelo médico da unidade de atendimento e, posteriormente, enviados pelo responsável da unidade para a Central de Marcação do Município, que se encarregará de entrar em contato com o usuário, após agendamento.
“Com esse fluxo, temos proporcionado maior conforto aos usuários para acessar de forma mais ágil e prática os serviços ofertados no Eliane Machado. Principalmente no que diz respeito aos pacientes atendidos em unidades de síndromes gripais, hospitais, UPAs e no Consultório na Rua, pois esses não precisam se dirigir a unidades de saúde para marcar sua consulta”, afirmou a coordenadora da Atenção Especializada da Saúde, Sandra Moura.
Documentação exigida para atendimento
É importante que, no dia do atendimento no Eliane Machado, o usuário esteja em mãos com todos os exames realizados durante o período da infecção, assim como o resumo de alta (nos casos em que houve internação), identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e formulário padronizado preenchido pelo médico que atendeu a pessoa.
No caso de o usuário comparecer à unidade, na busca por atendimento, sem prévio agendamento por sistema regulador, a unidade fará o acolhimento e orientará sobre o fluxo de atendimento correto para ter acesso aos serviços. Também irá direcionar a pessoa a procurar por uma unidade de saúde para receber avaliação médica inicial e, só então, encaminhamento para o Centro de Especialidades Eliane Machado.
Últimas notícias

Suspeitos de tráfico em Campo Alegre monitoravam moradores por meio de câmeras

Homem é preso após agredir ex com socos e puxões de cabelo em Lagoa da Canoa

Homem morre após ser baleado em Lagoa da Canoa

Projeto de Cabo Bebeto amplia benefícios fiscais para PCD na compra de veículos em Alagoas

Wanessa Camargo é agredida por Dado Dolabella em bar

Prefeito de Belo Horizonte visita Maceió e elogia projetos inovadores da gestão JHC
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
