Educação de Jovens Adultos inova com práticas pedagógicas
Etapas agora são concluídas em menos tempo e alunos poderão contar com novas disciplinas, como empreendedorismo
A Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) da rede municipal de ensino vem inovando com novas práticas pedagógicas e garantindo, assim, oportunidades de estudo para os alunos maceioenses. A novidade, de acordo com o coordenador da Ejai da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ricardo Almeida, é reduzir o tempo de estudo de seis para quatro anos e meio e ofertar cursos profissionalizantes.
Ele explica que as fases passaram a ser trabalhadas por períodos semestrais, o que reduz o tempo de estudos dos anos iniciais e finais.
“Nós estamos reorganizando toda estrutura de atendimento aos estudantes da Ejai. Os estudos, que antes durariam seis, agora terminam em quatro anos e meio. O sistema é semestral e dinamizado para oportunizar o atendimento com outros professores. É preciso destacar que essa proposta pedagógica está alinhada à Base Nacional Comum Curricular, que desenvolve nos alunos o processo cognitivo, físico e psicológico dando condições para que os estudantes coloquem em prática suas competências e habilidades”, esclarece o coordenador da Ejai, Ricardo Almeida.
A reestruturação vai ofertar na parte diversificada do currículo, cursos profissionalizantes, entre eles o empreendedorismo.
“A proposta é capacitar nossos alunos para inserção no mercado de trabalho formal e informal. A finalidade é aproveitar o tempo de sua escolarização com um currículo que desenvolva nos estudantes suas competências e habilidades para a sociedade, atrelado a cursos profissionalizantes”, ressaltou Ricardo.

A técnica que faz parte da coordenação da Ejai, Magda Matos, explica que a ideia é trabalhar o empreendedorismo em sala de aula.
"A ideia de colocar a disciplina de empreendedorismo no currículo da Ejai é justamente para fazer com que os alunos sejam despertados para essas características e elas sejam transformadoras para a sociedade”, destacou Magda.
A proposta já está sendo trabalhada como um projeto-piloto na Escola Hermínio Cardoso, que fica no bairro Fernão Velho. A intenção é ampliar para as demais 46 escolas da rede municipal que atendem nesta modalidade de ensino.
“Para que a disciplina de empreendedorismo entre no currículo da Ejai, a proposta vai ser levada ao Conselho Municipal de Educação para serem realizados todos os encaminhamentos legais”, garantiu a técnica.
Com histórico de vulnerabilidade social, a Educação de Jovens, Adultos e Idosos abrange 46 escolas e conta com cerca de 7.094 estudantes em toda a rede pública municipal de ensino. A modalidade oferece a conclusão do Ensino Fundamental. Para assegurar esta oportunidade de recomeçar os estudos basta procurar uma escola da rede municipal mais próxima.
Últimas notícias
Júlia Nunes diz que defesa das mulheres será principal bandeira de seu mandato
Homem é preso após agredir companheira grávida de 8 meses em Arapiraca
Dois jovens morrem após colisão entre motos na BR-316, em Estrela de Alagoas
Dupla é presa com arma, maconha, crack e cocaína no Cidade Universitária
Posso votar em deputado, senador ou governador de outro estado?
Homem é encontrado morto com 11 disparos de arma de fogo em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
