Cidades

Casa que idosas escavaram quintal vira lixão no Benedito Bentes

Acúmulo de lixo está causando uma proliferação de insetos e pragas, como escorpiões e ratos

Por 7Segundos com TV Pajuçara 04/03/2022 15h03 - Atualizado em 04/03/2022 18h06
Casa que idosas escavaram quintal vira lixão no Benedito Bentes
Casa que idosas escavaram quintal vira lixão no Benedito Bentes - Foto: Reprodução / TV Pajuçara

A casa que as idosas escavaram o quintal virou lixão no bairro do Benedito Bentes, parte alta de Maceió. Os moradores denunciaram nesta sexta-feira (04) que as pessoas estão usando o local para o depósito de entulhos, restos de móveis e lixo convencional, causando uma proliferação de insetos e pragas, como escorpiões e ratos.

"A situação começou a piorar depois das chuvas no ano passado, quando o muro desabou e o terreno ficou exposto. Começou com entulhos, depois veio todo tipo de lixo", contou o morador da região, José Cristóvão, em entrevista à TV Pajuçara.

Em 2019, foi descoberto que duas irmãs idosas, ambas com problemas psicológicos, estavam escavando o local durante cerca de oito anos. Elas utilizaram uma colher de pedreiro para cavar o quintal da casa, que hoje está abandonada.

Por meio de nota, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) informou que, por ser um terreno privado, mesmo que abandonado, não é responsabilidade da prefeitura. Confira na íntegra:

"A Sudes informa que irá enviar uma equipe de fiscalização para verificar quem é proprietário e notificá-lo para que seja feita a limpeza do local e a vedação do terreno para que a prática não se repita.
Para fazer denúncias e solicitações, o cidadão deve ligar diretamente nos canais da Central de Monitoramento da Sudes, que atende pelo 0800 082 2600 ou pelo WhatsApp 98802-4834."