Região Metropolitana de Maceió

Pilar sedia encontro nacional do Google na terça-feira (8)

O objetivo é promover a inovação no processo de aprendizagem de crianças, jovens e adultos

Por Secom Pilar 04/03/2022 21h09
Pilar sedia encontro nacional do Google na terça-feira (8)
Pilar irá sediar o encontro nacional Google for Education - Foto: Divulgação

A cidade do Pilar será palco, na próxima terça-feira (08), de mais um encontro cujo objetivo é promover a inovação no processo de aprendizagem de crianças, jovens e adultos. É que, em reconhecimento à política de modernização da rede municipal de ensino, o Google for Education realiza, a partir das 9h, no Complexo Professor Petrônio Viana, na Chã do Pilar, o evento “Inovação na Educação com Google for Education – Pilar compartilha sua história”.

Nele, a gestão municipal terá a oportunidade de apresentar para todo o país sua experiência na utilização da plataforma desenvolvida para facilitar a vida de professores e alunos dentro e fora da sala de aula, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet, aproximando a tecnologia da rotina educacional e fazendo do Pilar um parceiro de sucesso da empresa multinacional de software e serviços online.

Prefeito do Pilar, Renato Filho explica que, com o advento da pandemia da Covid-19, o Município teve de suspender as aulas presenciais e, portanto, estudar uma maneira de não comprometer o ano letivo.

“Recorremos ao ensino remoto, mas logo descobrimos que apenas 30% dos estudantes da rede municipal não conseguiam interagir durante as aulas. Então decidimos instalar, gratuitamente, três mil pontos de internet nas residências dos nossos alunos. Foi quando, com os aplicativos disponibilizados pelo Google, alcançamos mais de 85% de interação”, recorda Renato.

Ainda segundo o gestor, esta mesma interação atingiu 96% ao término do ano letivo. Ele reforça que a capacitação dos professores foi determinante e permitiu, inclusive, que os alunos também fossem avaliados remotamente durante o período de suspensão das atividades presenciais.

“Ou seja, ofertamos uma internet de qualidade para minimizar o impacto da pandemia enquanto nos preparávamos, com a vacinação, para reabrir as escolas. Foi assim que transformamos a educação no Pilar uma referência para o Google e para todo o Brasil”, destaca o gestor, acrescentando que o evento da terça-feira também vai reunir professores, estudantes e secretários de Educação, além de representantes do Google.