Saúde oferta prótese mamária externa a mulheres mastectomizadas
Dispositivos ajudam na melhora da saúde e autoestima de usuárias

A Secretaria de Saúde de Maceió disponibiliza próteses mamárias externas para usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) que passaram por mastectomia parcial ou total. O serviço é ofertado no setor de órtese e prótese, anexo ao Bloco O do PAM Salgadinho, Poço.
No local, mulheres que passaram por mastectomia fazem consulta com mastologista para avaliação do caso e orientação sobre o correto uso da prótese, que já é entregue ao final do atendimento previamente agendado. Atualmente, a unidade possui 607 pacientes cadastradas, que passam por consulta anual com imediato recebimento da prótese
“Somos referência nesse serviço em Maceió e atualmente contamos com um bom estoque para atender maceioenses que passaram pela retirada de mama. Após a entrega do dispositivo, a paciente vai para casa e tem direito de, anualmente, agendar consulta médica para avaliação e retirada de uma nova prótese”, explicou a coordenadora do setor de Órtese e Prótese do PAM Salgadinho, Natália Holanda.
A mastologista da unidade, Genesivan Bonaparte, ressalta o impacto que o uso das próteses traz para o bem-estar da mulher e sua saúde como um todo.
“Muitas mulheres vêm insatisfeitas e tristes para a consulta, usando próteses improvisadas, que podem até prejudicar sua coluna vertebral. Quando se deparam com a qualidade e conforto do nosso material, sentem-se muito felizes e escolhem, dentre os doze tamanhos que dispomos, aquele que fica mais confortável para elas. Após a colocação da prótese, elas se olham no espelho e retomam a estima por elas mesmas e o amor-próprio e saem daqui felizes da vida”, disse a médica.
Desde que passou por uma reconstrução mamária mal-sucedida, há seis anos, Dona Celina Medeiros procurou a unidade para receber sua prótese. Para ela, essa foi a melhor escolha que fez na vida.
“Meu corpo rejeitou a reconstrução mamária e isso me trouxe muita tristeza. Só depois que eu encontrei esse serviço eu pude me sentir melhor comigo mesma e com meu corpo. Hoje, quando eu retiro a prótese, parece que está faltando algo em mim. Só agradeço a Deus e a essa equipe que atende de forma tão humana a todas que procuram esse serviço e tento retribuir minha gratidão falando para todos sobre esse serviço que mudou a minha vida”, disse.
O agendamento da consulta para mastologista na unidade pode ser feito de segunda a sexta, das 7h às 18h, presencialmente ou por meio do telefone (82) 3312-5460 (opção 8, depois 6).
Para ter acesso ao atendimento, é necessário que a usuária apresente pessoalmente, até o dia da consulta agendada, duas cópias do RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência, além do exame histopatológico feito no hospital logo após a realização da mastectomia.
Últimas notícias

Semana da Caatinga tem início em Delmiro Gouveia com ações de educação ambiental e plantio de mudas

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
