Artes

Mostra de cinema russo em São Paulo é suspensa após invasão da Ucrânia

Festival aconteceria no CineSesc, em São Paulo, entre 10 e 23 de março

Por 7Segundos com CNNBrasil 06/03/2022 16h04
Mostra de cinema russo em São Paulo é suspensa após invasão da Ucrânia
Cena da série de filmes "Libertação", que será exibida durante a Mosfilm - Foto: Divulgação

Festival anual de cinema realizado em parceria com o CineSesc, em São Paulo, a Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo teve a data de estreia da 8ª edição adiada nesta semana. O evento seria realizado entre os dias 10 e 23 de março e está suspenso até um “momento oportuno”, contou à CNN o gerente do CineSesc, Gilson Packer.

“Estamos organizando a mostra há seis meses e não imaginávamos que algo assim poderia acontecer. Conversamos com os produtores e decidimos que não é adequado realizar o evento neste momento devido à invasão da Ucrânia pela Rússia.”

Segundo Packer, a proposta da Mosfilm é discutir o perfil cinematográfico do cinema russo, “no geral, sempre com temas mais delicados e mostrando a sociedade como um todo”. “Guerra é um tema recorrente no cinema russo”, completa.

O destaque desta edição, que exibirá 16 longas-metragens, é o aniversário de 200 anos do escritor russo Fyódor Dostoiévski, com a participação de clássicos do cinema como “O Idiota” (1958), de Ivan Pyryev.

Outro filme que participa da mostra é a série “Libertação”: cinco filmes de Yuri Ozerov, que foram restaurados e que são considerados referências entre os filmes de guerra. Produzidos entre 1967 e 1971, as histórias retratam momentos importantes da Segunda Guerra Mundial.

A Mosfilm ainda está sem data certa para acontecer e, de acordo com Gilson Packer, será em um “futuro próximo”.