Professora da rede municipal é destaque na revista Nova Escola
Elisa Vilalta leciona História e desenvolveu método de avaliação formativa em sala de aula, durante ensino híbrido
 
                            A professora de História da rede municipal de ensino de Maceió, Elisa Vilalta, foi destaque na revista Nova Escola - renomada no campo educacional no Brasil - após desenvolver uma avaliação formativa, que mapeia e corrige rotas de aprendizagem dos alunos. O método foi aplicado nas salas de aulas dos 6° e 7 °anos da Escola Arnon de Melo, no Jacintinho, durante o ensino híbrido em 2021.
Elisa Vilalta está na rede municipal de Maceió desde 2017. Atualmente, ela leciona História nos 6º e 7º anos da Escola Padre Pinho, na Cruz das Almas, e trabalha com alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Escola Neide França, em Ipioca.
A professora conta que o método desenvolvido por ela busca avaliar os alunos não somente no final do processo, com avaliações bimestrais, mas também por meio de observações e anotações durante todo o ano letivo.
“Através de observações e rubricas, o professor consegue identificar as aprendizagens dos alunos e pode continuar, caso todos estejam conseguindo atender às expectativas de aprendizagem, ou voltar e propor novas tarefas. As autoavaliações também são importantes, pois o aluno consegue se perceber dentro do processo”, explicou.
“Percebi que fazia mais sentido verificar as dificuldades dos alunos no meio do caminho, em diferentes momentos e de formas diversas, do que deixar para o final do bimestre, quando não há mais oportunidade para aprender, porque o nosso maior objetivo é que os estudantes obtenham o conhecimento. Então, trabalhei bastante com rubricas para cada uma das unidades onde ia verificando no dia a dia se eles estavam alcançando as compreensões esperadas, autoavaliações e avaliações entre pares”, revelou Elisa Vilalta.
A professora conta como a avaliação foi valiosa durante o sistema híbrido de ensino na rede. “No ano passado começamos com o remoto e depois viemos para o presencial. Esse tipo de avaliação foi muito importante para verificar o acompanhamento dos alunos e perceber como eles estavam avançando em relação aos objetos de conhecimento trabalhados nas turmas de história”, disse.
Além de professora da rede municipal de ensino da capital alagoana, Elisa integra o time de formadores de professores da Nova Escola, dando formações on-line e presenciais em redes municipais e estaduais por todo o Brasil. A docente também já participou de projetos de produção de planos de aula de diversos componentes curriculares, bem como na construção do material educacional Nova Escola.
Para a pedagoga, qualquer educador pode fugir dos padrões tradicionais na relação ensino-aprendizagem. “É muito interessante mostrar para os professores que é possível realizar um bom trabalho em sala de aula com as ferramentas e materiais que nós temos. Vejo essa experiência como uma forma de compartilhar com outros professores do Brasil inteiro práticas em sala de aula que dão certo”, destacou.
O destaque na revista Nova Escola mostra o empenho e experiência dos educadores da rede municipal de ensino de Maceió, como afirma Elisa Vilalta.
“Vejo como uma excelente oportunidade para dar visibilidade a nossa rede municipal, mostrar que nossos profissionais trabalham sempre visando a aprendizagem dos alunos e que se esforçam ao máximo para conseguir isso. Isso mostra que temos experiências exitosas em nossas escolas e que podemos compartilhá-las com o Brasil inteiro”, concluiu.
Últimas notícias
 
            Vítimas de serial killer iam para casa de mãe de santo quando foram atacadas: 'muita gente julgou'
 
            Consulta médica por IA: especialista alerta sobre os riscos da prática
 
            Acidente deixa motoclista ferido no Centro do município São Luís do Quitunde
 
            Caminhão vira na BR-101 e populares saqueiam carga no município de Joaquim Gomes
 
            Governo vai oferecer cursos gratuitos para tirar CNH, diz ministro Renan Filho
 
            Morre suspeito de tráfico que atirou em policial militar durante operação em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		