Prefeitura de Maceió destaca atuação feminina na Semscs
Além da secretaria, a gestão também fala da presença das mulheres em cargos de liderança no município

A presença feminina em setores da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) é destaque, principalmente, pela ocupação em cargos de liderança. Setores como Administrativo, Gestão de Pessoas, Publicidade e Ouvidoria são comandados por mulheres. Desde o ano passado, a Guarda Municipal de Maceió (GMM) é comandada por uma representante do gênero feminino.
Para a coordenadora geral de Gestão de Pessoas, Dayse Ramos, apesar das desigualdades enfrentadas no dia a dia, na Semscs, as mulheres têm suas vozes ouvidas.
“Nós mulheres somos marcadas por uma vida de lutas e desigualdades no ambiente de trabalho. E pra mim, ter um cargo de liderança é sinal de representatividade feminina e quebra de paradigmas, então fico muito feliz de ocupar este lugar. Infelizmente muitas mulheres ainda têm dificuldades, mas aqui na Semscs temos voz ativa nas tomadas de decisões e apoio dos nossos colegas de trabalho”, contou a coordenadora.
Na GMM, a presença feminina representa 20% da corporação, que hoje tem como inspetora geral a agente de segurança Simone Lima.
"Eu fico muito feliz em estar no comando geral da Guarda Municipal. Temos avançado muito nessa nova gestão e eu me sinto prestigiada em contar com todo o apoio para desempenhar minha função", contou a inspetora geral.
Já nas ruas da capital, fiscais femininas realizam o trabalho de fiscalização e monitoramento do Código de Posturas, e mesmo enfrentando desafios e preconceitos, exercem a função com autoridade.
“Ser mulher e atuar em um órgão de fiscalização implica em desafios constantes, ainda existem pessoas que se sentem confortáveis em questionar nossa autoridade e competência, os infratores se sentem mais à vontade para reagir. Já passei por situações conflituosas, como xingamentos específicos sobre gênero, por exemplo”, contou a fiscal de postura da Semscs, Luciana Novaes.
Segundo a Fiscal de Postura, as mulheres são a maioria no trabalho de fiscalização, desempenhando diferentes tipos de trabalho, mas infelizmente esse fato não é suficiente para evitar essas situações.
“Chegamos até aqui e vamos continuar trilhando e construindo um caminho de liberdade por nós, pelas que vieram antes e pelas que virão não somente na fiscalização ou no setor público, mas na vida pessoal e social também”, finalizou Luciana.
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (08), a Semscs realizou um café da manhã para homenagear as mulheres que compõe a secretaria e atuam diariamente pelo bom funcionamento da instituição. O secretário titular da Semscs, Thiago Prado, participou do momento e agradeceu por todo o empenho e dedicação das mulheres que estão diariamente nos diversos setores da secretaria.
“A data de hoje representa a luta das mulheres pela igualdade e pelo fim do machismo e violência. Aqui na Semscs temos o prazer de trabalhar com mulheres em diferentes cargos e que mostram sua força e liderança no dia a dia. Hoje podemos homenagear e mostrar a importância da presença feminina nas nossas vidas”, afirmou.
Últimas notícias

Morre Preta Gil, aos 50 anos, durante tratamento de câncer nos EUA

Torcedor cai no fosso do Estádio Rei Pelé

AGU quer apuração de movimentações financeiras antes do tarifaço

Idoso de 63 anos fica ferido após cair de moto em Jacaré dos Homens

Eduardo Bolsonaro ameaça Moraes e diz que vai tirá-lo do STF

Idoso de 88 anos desaparece no Santo Eduardo; família pede ajuda
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
