Guerra na Ucrânia: ONU confirma morte de 516 civis
"A maioria das baixas civis registradas foram causadas pelo uso de armas explosivas", disse a entidade
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos disse nesta quarta-feira (9) que pelo menos 516 civis foram mortos, incluindo 76 crianças, e outros 908 ficaram feridos na Ucrânia desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro .
A entidade, no entanto, alerta que o número real provavelmente é muito maior. No último balanço, o escritório de direitos humanos da ONU havia informado 474 vítimas e 861 feridos.
Do número total de mortes, 111 foram confirmadas nas regiões de Donetsk e Lugansk, enquanto as outras 405 foram relatadas em outras áreas do país como a capital, Kiev, e as cidades de Odessa, Kherson, Kharkiv, Zaporizhzhia, Sumy e Mikolaiv.
De acordo com a organização, os dados reais "são consideravelmente mais altos, em território controlado pelo governo e especialmente nos últimos dias, pois o recebimento de informações de alguns locais onde ocorreram intensas hostilidades foi adiado e muitos relatórios ainda aguardam confirmação".
"A maioria das baixas civis registradas foram causadas pelo uso de armas explosivas com uma ampla área de impacto, incluindo artilharia pesada e sistemas de foguetes de lançamento múltiplo, mísseis e ataques aéreos", disse a ONU.
Apesar da ofensiva, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse hoje que acredita "que a ameaça de uma guerra nuclear é um blefe". "Uma coisa é ser um assassino, outra é ser um suicida. Ele se ameaça com armas nucleares apenas quando o resto não funciona", disse ele em entrevista ao "die Zeit".
Últimas notícias
TRE alerta sobre conteúdo falso que tenta se passar por Justiça Eleitoral
Thiago Prado defende união de órgãos para coibir arrombamentos no Centro de Maceió
Prefeitura realiza cadastro para comerciantes do Estádio Coaracy da Mata Fonseca
Mulher usa caixão para aproveitar oferta de pipoca em cinema
Governo Federal reconhece situação de emergência em mais três cidades de Alagoas
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar encerra em 31 de março
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
