WhatsApp suspende contas ligadas ao PT e restringe grupos de apoio a Lula
Números desligados fazem parte de iniciativa em redes sociais para impulsionar a candidatura do ex-presidente

O WhatsApp suspendeu contas de usuários ligados ao Partido dos Trabalhadores (PT) e eliminou grupos de comunicação criados para impulsionar a candidatura de Lula à Presidência da República na eleição deste ano. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo e confirmada pela CNN.
Nesta semana, a equipe de comunicação do ex-presidente criou o portal “Lulaverso”, que consiste em um conjunto de iniciativas nas redes sociais para impulsionar a figura do petista.
Além do WhatsApp, Instagram, Telegram, Twitter e TikTok também contam com ações do projeto para divulgar os feitos de Lula durante suas gestões e atrair apoiadores.
Ao menos quatro grupos de WhatsApp do “Lulaverso” passaram a ficar inativos nesta semana, e a última movimentação foi registrada às 19h da última terça-feira (8). Além disso, números de telefones de administradores desses grupos também foram suspensos temporariamente.
Em nota, o WhatsApp disse que não comenta casos específicos. No entanto, o aplicativo possui uma série de diretrizes que, caso não sejam cumpridas, podem levar ao banimento ou suspensão de contas. Entre elas, está a automação de mensagens.
A assessoria do PT disse que “não há o uso de automação ou qualquer tipo de violação de normas”, e que o desligamento das contas aconteceu devido a uma “reação automática do sistema Whatsapp diante do aumento no tráfego de mensagens”.
Leia a íntegra da nota do PT sobre a suspensão de contas ligadas ao partido
Todas as páginas, redes sociais e aplicativos do ex-presidente Lula – assim como as do PT — estão ativos e funcionando normalmente, inclusive a plataforma Lulaverso, lançada na última segunda-feira.
O Whatsapp, de fato, suspendeu o funcionamento de alguns números utilizados para conectar voluntários em torno da nova plataforma. Foi uma reação automática do sistema Whatsapp diante do aumento no tráfego de mensagens.
Já foi esclarecido que não há uso de automação ou qualquer tipo de violação de normas. Nenhum outro grupo foi suspenso depois dos esclarecimentos prestados e aguardamos o restabelecimento dos grupos que foram alcançados pela suspensão automática.
Últimas notícias

Gato da raça Persa desaparece em Arapiraca e família faz apelo por ajuda

Após fiscalização do Procon/AL, postos reduzem preço da gasolina e valor chega a R$ 5,69 por litro

Festa da Juventude atrai milhares de pessoas a São Sebastião

EUA chamam Alexandre de Moraes de “tóxico” e reforçam sanções ao ministro do STF

Corpos de casal desaparecido são encontrados enterrados em cova rasa em Rio Largo

Avião com a cantora Lauana Prado faz pouso de emergência após porta abrir em pleno voo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
