Desenvolvimento

Com nova viatura para a Guarda Municipal, Pilar institui sua própria Patrulha Maria da Penha

atenção à mulher criando a Patrulha Maria da Penha

Por 7Segundos com 7Segundos com Assessoria 13/03/2022 08h08
Com nova viatura para a Guarda Municipal, Pilar institui sua própria Patrulha Maria da Penha
Com a nova viatura, a patrulha foi instalada no município - Foto: Reprodução/Ascom Pilar

A atenção dispensada à mulher em situação de violência doméstica e familiar também é prioridade no Pilar. Prova disso é que, na última sexta-feira (11), durante encontro no Centro Cultural Mestra Bida alusivo ao Dia Internacional da Mulher, o prefeito Renato Filho oficializou a entrega de mais uma viatura para a Guarda Municipal do Pilar, desta vez com o objetivo de fortalecer ações de prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher, instituindo sua própria Patrulha Maria da Penha.

Sancionada em fevereiro deste ano, a lei municipal é uma iniciativa da deputada estadual Fátima Canuto. Com a patrulha, os guardas municipais vão atuar exclusivamente no atendimento às vítimas de violência – seja física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial –, fiscalizando também o cumprimento das medidas protetivas de urgência da Lei Maria da Penha.

Todos os guardas foram capacitados no sentido de garantir um atendimento qualificado, célere e, sobretudo, humanizado, conhecendo a realidade das vítimas e atuando com a máxima sensibilidade que cada caso requer, sem vitimização ou preconceito, observando sempre o respeito aos princípios da dignidade da pessoa humana.

Somente em três anos de serviço, a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar de Alagoas já assistiu mais de 1,2 mil mulheres vítimas de violência. Durante as ações, 115 agressores foram presos por descumprimento de decisões judiciais ou em flagrante delito por violência física.