Prefeitura de Maceió revitaliza ponto de lixo no Conjunto Rosane Collor, no bairro Clima Bom
Semanalmente, 180 toneladas de resíduos descartados de forma irregular eram retirados do local
Entregar um espaço mais verde e eliminar focos de lixo, esse foi o objetivo da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) que, durante os últimos 11 dias, veio trabalhando na revitalização de um antigo ponto de lixo, situado no Conjunto Rosane Collor, no bairro Clima Bom.


O espaço, que gerava cerca 180 toneladas de resíduos por semana, foi devolvido aos mais de 3 mil moradores do entorno nesta quinta-feira (24).
“O ponto gerava centenas de toneladas de lixo por semana, trazendo muito desconforto para os moradores da região”, revelou a diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Sudes, Kedyna Tavares.

Kedyna Tavares enfatizou que a entrega desse espaço para a comunidade é extremamente importante, visto que traz mais qualidade de vida aos moradores da região.
"Nós trouxemos um espaço recreativo onde antes era lixo. Hoje, as crianças têm onde brincar ao ar livre. Tirar o lixo não é só questão de limpeza e aparência, é questão de saúde", completou.

A moradora do Clima Bom, Raquel dos Santos, disse que antes, o transtorno era muito grande, por ter todo aquele lixo jogado naquele ambiente.
"Antes era terrível. A gente se incomodava com o mau cheiro. Não conseguia dormir direito com o cheiro que invadia a casa. Hoje, a gente tá vendo tudo mudado e limpo. Graças a Deus, a população chegou junto. Eu estou mais que feliz, estou radiante com a revitalização", revelou.

Cerca de 40 colaboradores, entre servidores da Sudes e jovens aprendizes da Viambiental, empresa que faz a coleta na parte alta da cidade, fizeram o plantio de mais de 100 mudas de plantas ornamentais doadas pela própria população, deixando o ambiente mais bonito e sustentável. Além disso, foram reutilizados 300 pneus, que seriam descartados de forma irregular, como vasos para árvores e que foram utilizados para decorar o ambiente.

A dona de casa, Cícera Nascimento, que mora há 19 anos em uma casa em frente ao espaço, disse estar feliz com a revitalização.
"É uma coisa que a gente nem acreditava que ia acontecer. Depois de tantos anos lutando pra tirar esse lixo daqui da frente, e a gente não conseguia, e agora conseguimos com o apoio da Prefeitura e da Associação Zumbi dos Palmares", relatou.

Uma exposição de animais taxidermizados, vindos do Parque Municipal de Maceió, foi apresentada aos moradores. A iniciativa chamou a atenção da garotada. Na ocasião, a população foi orientada sobre a importância em preservar o meio ambiente com o conhecimento da fauna e da flora da reserva, que fica em Bebedouro, além de ensinamentos sobre a prática da reciclagem de materiais.
Mais de 150 crianças da comunidade ganharam lanches e brinquedos recicláveis durante a realização das atividades.

Monique Rebeca, 8 anos, contou que ficou muito feliz com a ação da Prefeitura. "Eu amei o dia de hoje. Foi muito divertido ver os bichos, brincar no pula-pula, o lanche e agora eu e meus amigos vamos poder brincar todos os dias aqui", revelou.

As crianças se divertiram, brincando no pula-pula. O espaço de convivência vai proporcionar aos moradores um ambiente tranquilo e arborizado, servindo como ponto de encontro para que famílias e jovens desfrutem de momentos de lazer. A ação realizada no Clima Bom teve o apoio da Associação Zumbi dos Palmares.

Fale com a Sudes
A população também pode ajudar denunciando. Ao flagrar um descarte inadequado, basta entrar em contato com o órgão enviando fotos e vídeos do flagrante, além do endereço completo. Caso seja constatada a infração, o autor pode ser multado. A Central de Monitoramento da Sudes atende através do 0800 082 2600 e do WhatsApp (82) 98802-4834.
Últimas notícias
PM apreende arma de fogo em Santana do Ipanema e cumpre mandado de prisão em Penedo
Bolsonaro está ‘sonolento e abatido’ na Papuda, diz Carlos
Morre o ator Tom Noonan, de filmes como 'Robocop 2' e 'Caçador de Assassinos'
Rádio Gazeta FM volta a ser alvo de vandalismo em Arapiraca
Lula chega à Índia e primeiro compromisso é cúpula sobre IA
Alagoana disputa vaga em reality de imigrantes nos Estados Unidos
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
