Hospital Particular é acusado de transfobia; OAB-AL solicita apuração
Usuária afirmou à Comissão Especial de Diversidade Sexual e Gênero ter sido desrespeitada na unidade de saúde
Após receber o relato de uma paciente que se sentiu desrespeitada, a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) solicitou à Santa Casa de Misericórdia de Maceió que apure uma denúncia de transfobia na unidade de saúde. O episódio, de acordo com o relato da vítima, aconteceu durante atendimento realizado em 11 de março, na recepção do hospital.
A paciente relatou à Comissão Especial de Diversidade Sexual e Gênero da OAB Alagoas ter se sentido desrespeitada por funcionários da triagem e recepção da unidade, que se recusaram a utilizar seu nome social e o pronome feminino.
Em ofício encaminhado à Santa Casa de Misericórdia de Maceió, a presidente em exercício da OAB/AL, Natália Von Sohsten, cobrou a apuração administrativa do fato e lembrou que, segundo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), atos discriminatórios contra pessoas transexuais são considerados crime, o que inclui tratamentos diferenciados em razão de gênero.
“Estas atitudes reproduzem estigmas sociais irreparáveis à população travesti e transexual, que historicamente são inviabilizadas pela sociedade e que enfrentam obstáculos de todas as naturezas. Essas práticas são impulsionadas pelo preconceito que transforma o Brasil no país que mais mata travestis e transexuais no mundo”, destacou Natália Von Sohsten.
Além de pedir a apuração rigorosa da denúncia, a OAB/AL solicitou à Santa Casa que adote medidas preventivas no sentido de coibir eventuais práticas transfóbicas. A Ordem se colocou, ainda, à disposição da unidade de saúde para futuros desdobramentos.
Casos
Segundo o presidente da Comissão Especial de Diversidade Sexual e Gênero da OAB, Marcus Vasconcelos, a comissão recebeu, em 2022, três denúncias de casos de homofobia. Além de prestar apoio e solidariedade às vítimas, a Ordem tem cobrado das instituições soluções para os casos.
Últimas notícias
Acidente entre carro e moto deixa um morto na AL-115 em Palmeira
Mulher morre após ser baleada durante atentado contra o marido em Matriz de Camaragibe
Homem é preso após agredir irmã e deixá-la sem ar em Santa Amélia
Homem é assassinado a tiros e tem celular roubado no Santos Dumont
Homem usa taser para torturar a companheira com choques elétricos em Maceió
Polícia apreende quatro tabletes de cocaína após chegada de ônibus na rodoviária de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
