Saúde da mulher na menopausa: veja cuidados e assistência em Maceió
Período impõe modificações no corpo e exige mais atenção e cuidado especializado para o bem-estar das pacientes
Com o fim da menstruação, a mulher dá início à fase da menopausa, momento que marca o declínio da função ovariana e queda na produção de hormônios. Nesta fase, o corpo feminino tende a passar por diversas modificações, dentre elas, o aumento da propensão a algumas comorbidades ou o agravamento das que já estão instaladas. O contexto exige maior cuidado com a saúde para a retomada do bem-estar da mulher que vivencia o período.
A Saúde de Maceió dispõe de profissionais especializados no atendimento de mulheres que enfrentam a menopausa nas unidades de saúde e em unidade específica que funciona no Bloco C do PAM Salgadinho - Poço.
De acordo com a ginecologista do PAM Salgadinho, Maria Luiza Albuquerque, a menopausa é um período que provoca muitas transformações no corpo e por este motivo, deve ser acompanhado de forma criteriosa e personalizada para garantir uma assistência em saúde adequada às necessidades de cada mulher.
“Além dos sintomas inerentes à fase, a menopausa também compromete os órgãos do aparelho genito-urinário, que sofrem alterações devido ao declínio na produção de hormônios, anteriormente gerados pelos ovários. Com isso, a mulher pode começar a apresentar problemas urinários, baixa na libido, entre outros relacionados ao funcionamento do sistema. Algumas doenças, a exemplo da osteoporose, também tendem a se agravar pela suspensão da produção desses hormônios”, explica a médica.

Para a ginecologista, a solução começa bem antes de se iniciarem os primeiros sintomas característicos do período e se complementa com o tratamento adequado, que deve acontecer assim que a mulher sentir as primeiras mudanças em seu corpo, no início do climatério.
“Um histórico de vida com hábitos saudáveis, sem consumo de bebidas alcoólicas ou fumo, com alimentação adequada e prática de exercício físico influencia, de forma determinante na qualidade de vida da mulher, durante a menopausa. Outro fator que traz muitos benefícios à saúde da mulher, nesta fase, é quando a procura por acompanhamento médico é feita logo que se iniciam os primeiros sintomas do climatério – momento que antecede a menopausa propriamente dita, onde começam sintomas como irregularidade menstrual, ondas de calor e irritabilidade, dentre outros”, revelou a médica.
Dona Marilene dos Santos, de 76 anos, é acompanhada pela médica no PAM Salgadinho e descreve em que aspectos a menopausa afetou sua saúde.
“Era uma irritabilidade enorme, insônia e dor de cabeça sem motivo. Tudo isso eu sentia no início da menopausa, que piorou até minha hipertensão e diabetes. Hoje eu me cuido muito e isso tem me ajudado bastante”, disse a usuária do SUS.

Atendimento no Bloco C do PAM Salgadinho
A aposentada representa uma das cerca de 350 usuárias que passam, mensalmente, por acompanhamento no Bloco C do PAM Salgadinho. O atendimento conta com avaliação clínica das condições gerais de saúde da mulher, solicitação de exames, além de intervenção medicamentosa, quando necessária.

Para ter acesso ao serviço, a usuária precisa passar por consulta médica na unidade de saúde mais próxima de sua residência e, com encaminhamento em mãos, dirigir-se ao setor de marcação do local, que fará o agendamento para o Bloco C do PAM, por meio do Sistema Regulador do Município.
Últimas notícias
DMTT realiza ação educativa com motociclistas na Av. Rota do Mar
Educadora girauense representa Alagoas em programa de robótica avançada no Paraná
Câmara de Maceió reúne servidoras em café da manhã para celebrar Mês da Mulher
Irmãos são presos por tráfico de drogas e associação ao tráfico em São Miguel dos Campos
Ministério Público apura denúncia de bullying em escola particular de Maceió
Estudantes denunciam demora, superlotação e insegurança em transporte ofertado pela Prefeitura de Boca da Mata
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
