Farmácias das unidades de saúde de Maceió têm alto índice de abastecimento
Em fevereiro foi registrado 82% de abastecimento de medicamentos referente à demanda; expectativa é aumentar até o fim de março
A Prefeitura de Maceió tem ampliado cada vez mais a distribuição de medicamentos gratuitos para a população que precisa e que são dispensados nas unidades de saúde espalhadas por toda a cidade. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostram que no mês de fevereiro o município atingiu 82% do abastecimento de medicamentos em relação à demanda.
O número é o maior dos últimos meses e é resultado da padronização de fluxos e do planejamento alinhado junto à Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (ARSER), órgão responsável pelas licitações.
A expectativa é que esse número seja ainda maior até o próximo mês e chegue próximo aos 100% de abastecimento. Do total da demanda atual, 92% dos medicamentos estão no processo de licitação, onde 82% já foram entregues. Os 10% representam remédios cujo processo burocrático ainda está em andamento para serem de fato distribuídos nas Unidades de Saúde. Com o total de medicamentos entregues, a Prefeitura garantirá o maior abastecimento dos últimos anos.
O abastecimento de correlatos também foi bastante expressivo no último mês, representando 81% da demanda. Correlatos são produtos para saúde, como materiais, instrumentos e demais objetos utilizados na aplicação médica, odontológica ou laboratorial.
“Em dezembro de 2021 a gente conseguiu concluir uma compra emergencial para abastecimento dos primeiros meses de 2022, e, em paralelo, as atas que foram canceladas em 2021 a gente já reiniciou um novo processo licitatório, que está em curso. As entregas foram realizadas em janeiro e fevereiro, com isso a gente conseguiu atingir o maior índice. A expectativa é que, se todos os fornecedores começarem a entregar dentro do prazo, teremos um crescimento maior do que esse nos próximos meses”, afirma o coordenador de Farmácia da SMS, Paulo Anderson.
Últimas notícias
Justiça convida trabalhadores de entrega por aplicativo a participarem de Escuta Acolhedora
MP pede investigação de suposto golpe aplicado por empresários com prejuízo de mais R$ 50 milhões
Justiça mantém júri popular de empresário acusado de matar PM em Arapiraca
Expectativa de vida no país sobe para 76,6 anos, a maior já registrada
Homem é preso em Arapiraca com quase 600 g de maconha no bairro Verdes Campos
Polícia Civil investiga acidente que matou estudante do Ifal em Santana do Ipanema
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
