Maceió oferece segundo maior desconto no IPTU 2022 entre as capitais do nordeste
Prefeitura abate 15% na cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022
Uma pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Economia (Semec) revelou que o desconto de 15% na cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022, oferecido pela Prefeitura de Maceió, é um dos mais vantajosos entre as capitais brasileiras. De acordo com o levantamento, Maceió oferece o segundo maior desconto entre as capitais do Nordeste, ficando atrás apenas de Natal, no Rio Grande do Norte, que oferece 16% de abatimento nos pagamentos à vista.
As informações apuradas pelo setor de Arrecadação Tributária da Semec também apontam que a cota única de Maceió é ainda uma das mais proveitosas entre as 26 capitais estaduais e o Distrito Federal, figurando em quarto lugar no ranking geral.
“Além de ser muito benéfico do ponto de vista econômico, este desconto é uma boa oportunidade para que o contribuinte evite complicações futuras que o não pagamento desse imposto pode gerar’’ destacou o secretário de Economia, João Felipe Borges.
O Município, hoje, registra uma inadimplência de 50%, acumulando um valor de, aproximadamente, R$150 milhões não arrecadados. Ficar em débito com o IPTU tem consequências. Uma delas é que o proprietário do imóvel pode ser inscrito na dívida ativa do Município, o que leva à cobranças judiciais, penhora de valores em conta corrente e até mesmo leilão do imóvel.
Este ano, a Prefeitura oferece dois tipos de descontos para os pagamentos à vista. Um de 15%, com vencimento na próxima quinta-feira (31 de março) e outro de 10%, com vencimento para o dia 29 de abril. O IPTU também pode ser pago em até 10 vezes, sem dedução no valor total e com vencimento da primeira parcela para 31 de março.
Os boletos podem ser emitidos pela internet, no site de serviços da Prefeitura (aqui), pela ferramenta Emissão Facilitada, que simplifica o acesso à guia de forma segura. O serviço ainda gera um código de barras que facilita o pagamento por aplicativos.
Os carnês do IPTU também já estão sendo entregues nas residências e por eles é possível quitar o tributo com os descontos e de forma parcelada dentro do prazo de vencimento.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
