Serviços

Prefeitura notifica Equatorial Alagoas para ordenar cabos e fios em postes de Maceió

ANEEL também foi oficiada sobre a situação que se encontram os postes em áreas públicas

Por Assessoria 30/03/2022 12h12 - Atualizado em 30/03/2022 17h05
Prefeitura notifica Equatorial Alagoas para ordenar cabos e fios em postes de Maceió
Irregularidades em postes são encontradas em diversos pontos da cidade de Maceió - Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Após receber inúmeras denúncias sobre os problemas que vem sendo causados pelo excesso de cabos e fios em postes na cidade de Maceió, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) notificou a Equatorial Alagoas, empresa responsável pelos postes em áreas públicas da capital alagoana.

A notificação expõe a situação caótica nos postes em vários locais de Maceió, colocando em risco a segurança da população como os acidentes que ocorreram na semana passada com a fiação que entrou em curto circuito e incendiou postes no bairro do Jacintinho e no bairro da Gruta de Lourdes.

A Semscs solicitou da Equatorial Alagoas que seja iniciado de imediato o realinhamento das fiações e a remoção de cabos e fios inutilizados ou em desuso dos postes de energia elétrica e a concessionaria de energia elétrica precisa elaborar e apresentar um plano de ação de como será feito o reordenamento.

Segundo Thiago Prado, secretário titular da Semscs, também foi pedido que as empresas de telecomunicações sejam acionadas para participarem da elaboração e execução do plano de ação.

“Uma das cidades mais bonitas do Brasil está sendo prejudicada esteticamente, e trazendo verdadeiros riscos a segurança da população por causa do caos instalado nos postes de energia de Maceió”, afirmou o secretário.

O órgão municipal também oficiou a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), autarquia vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que faz a regulação do setor elétrico brasileiro, sobre os problemas nos postes espalhados em diversos bairros de Maceió. A Equatorial Alagoas pode ser multada administrativamente pela ANEEL em até 2% do faturamento anual da empresa.

Confira o posicionamento oficial da Equatorial sobre o assunto:

"A Equatorial Alagoas informa que recebeu nesta quarta-feira (30) a notificação expedida pela Semscs e irá avaliar o documento para adotar as medidas que forem de competência da Distribuidora.

Esta Concessionária ressalta que tem atuado constantemente na fiscalização das empresas que se utilizam dos postes da rede de distribuição para prestação de outros serviços à exemplo de telefonia, internet e tv a cabo, adotando todas as medidas pertinentes para coibir irregularidades, bem como que tem participado de ações conjuntas com a secretaria neste sentido.

A companhia salienta que não lhe compete a responsabilidade por eventuais reparos nas redes de telefonia, internet e tv a cabo, sendo esta a atribuição de exclusiva competência das próprias empresas.

A Companhia informa, ainda, que divulga para todas as empresas as normas de segurança relacionadas ao compartilhamento de infraestrutura, reforçando constantemente a necessidade de sua estrita observância."