AL inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Sarampo na próxima segunda-feira (4)
Ação tem o objetivo de imunizar, até o dia 3 de junho, os alagoanos que fazem parte dos grupos prioritários

Alagoas inicia na próxima segunda-feira (4), a Campanha de Vacinação contra a Influenza e Sarampo. A ação tem o objetivo de imunizar, até o dia 3 de junho, os alagoanos que fazem parte dos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS).
Com relação à Campanha de Vacinação contra a Influenza, cuja meta mínima corresponde a 90% do público-alvo, devem ser vacinadas as crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas e trabalhadores da saúde. No total, segundo o MS, são 1.142.373 alagoanos contemplados.
A Campanha de Vacinação contra a Influenza será dividida por etapas. Na primeira, que ocorre de 4 de abril a 2 de maio, devem receber a vacina os idosos com 60 anos ou mais e os trabalhadores da saúde. Na segunda e última etapa, que vai de 3 de maio a 3 de junho, são contempladas as crianças com seis meses a menores de cinco anos. No caso das crianças com seis meses a dois anos de idade que estejam sendo vacinadas pela primeira vez, deve ser aplicada uma segunda dose, quatro semanas após a aplicação da primeira.
Se a criança tem entre dois a oito anos de idade e apresenta alguma comorbidade, também deve ser vacinada. Neste caso, se a criança nunca foi imunizada, recomenda-se receber duas doses, sendo a segunda depois de quatro semanas, após a aplicação da primeira. As crianças maiores de nove anos, portadoras de comorbidades, devem ser contempladas com apenas uma dose da vacina contra a Influenza.
Também na segunda fase, devem ser imunizadas as gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário. Integram ainda este grupo, os trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do Sistema Prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a vacina contra a Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também com outros medicamentos. Na população a partir de 12 anos de idade, os imunizantes contra a Covid-19, assim como outras vacinas e medicamentos, poderão ser administrados de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. No entanto, as crianças de cinco a 11 anos de idade, deverão aguardar um período de 15 dias entre a vacina contra a Covid-19 e a contra a Influenza.
Sarampo
Já a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, deve imunizar no mínimo 95% das 223.642 crianças maiores de seis meses a menores de cinco anos de idade, além de 85.991 trabalhadores da saúde.
A vacinação dos trabalhadores da saúde contra o Sarampo vai ocorrer simultaneamente à primeira etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza, realizada a partir do dia 4 de abril. Já a vacinação das crianças contra o Sarampo, deve ser realizada de juntamente com a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza.
A vacina tríplice viral pode ser administrada simultaneamente com as demais vacinas indicadas no Calendário Nacional de Vacinação, incluindo a vacina contra a Influenza para os grupos prioritários, desde que sejam utilizadas seringas, agulhas e locais de administração diferentes. No entanto, caso as vacinas contendo componente Sarampo não sejam administradas em conjunto com a vacina contra a Febre Amarela, deve-se respeitar o intervalo de 15 dias entre as doses. O intervalo entre as vacinas tríplice viral e de febre amarela é de pelo menos 30 dias, em menores de dois anos.
“Pedimos que todas as pessoas contempladas no público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde para as duas campanhas possam se vacinar. Desse modo, estarão se protegendo contra a Influenza, que pode resultar em hospitalização e levar ao óbito, bem como, contra o Sarampo, que pode deixar graves sequelas”, ressaltou a assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Rafaela Siqueira.
Últimas notícias

PM registra aumento de 42% nas autuações por Maria da Penha no interior de Alagoas até julho deste ano

Os bunkers de alto luxo para bilionários se protegerem
![[Vídeo] Fardos de borrachas da 2º Guerra voltam a surgir nas praias alagoanas](https://img.7segundos.com.br/MmnXPNS-YbN31Hu85rYWSQGQ8P8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-21-at-110513.jpeg)
[Vídeo] Fardos de borrachas da 2º Guerra voltam a surgir nas praias alagoanas

Prefeitura de Penedo abre Sala de Apoio à Diversidade Sexual, serviço inédito em Alagoas

Natanzinho Lima encerra FIPI 2025 com grande show na Estação Ferroviária em Palmeira

Câmara aprova uso obrigatório de focinheira para cães de grande porte em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
