Região Metropolitana de Maceió

Nova unidade do PSF é inaugurada em Pilar nesta quinta (31)

De acordo com a prefeitura do município, equipamento deve beneficiar cerca de quatro mil pessoas

Por Ascom Pilar 31/03/2022 16h04
Nova unidade do PSF é inaugurada em Pilar nesta quinta (31)
Nova unidade é a 12º inaugurada no município - Foto: Assessoria

A manhã desta quinta-feira (31) foi de inauguração no Pilar. É que o prefeito Renato Filho entregou mais um importante equipamento público que vai beneficiar cerca de quatro mil pessoas com serviços diversos. Instalado na Chã do Pilar, a nova unidade do Programa Saúde da Família (PSF) dispõe de toda a estrutura necessária para servidores e usuários, garantindo conforto e dignidade à população que mais precisa.

Cem por cento climatizado, o espaço conta com salas de reunião e triagem, farmácia e até auditório. Ao todo, a Prefeitura do Pilar já entregou e reformou 12 PSFs, como explica o secretário municipal de Saúde, Pedro André Moraes.

“São várias as obras estruturantes, a exemplo da academia de saúde que será entregue no Conjunto Imburí. E temos superado muitos desafios, como o novo financiamento da atenção básica, além da própria pandemia, porque o prefeito Renato Filho prioriza a Saúde, valoriza o servidor e garante um atendimento humanizado. Não foram poucas as vezes em que realizamos reuniões virtuais para debater como aprimorar a assistência à população. Hoje, graças a Deus, estamos entregando mais um PSF com tudo o que há de melhor”, disse Moraes, acrescentando que Pilar inscreveu 14 projetos exitosos na Mostra Alagoas Aqui Tem SUS, que acontece em abril.

Quem também prestigiou a solenidade foi a deputada estadual Fátima Canuto. A parlamentar, inclusive, é a idealizadora da Casa da Mulher Pilarense, um dos projetos que representam a cidade do Pilar na 3ª edição do evento promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

“Alagoas só ganha com a gestão do prefeito Renato Filho, que já está maior do que o Pilar. Afinal, são inúmeras as ações de prevenção à saúde. Uma delas reuniu os melhores profissionais do país para uma expedição, que durou cinco dias, com o objetivo de rastrear possíveis casos de câncer colorretal. Isso é cuidar das pessoas”, afirmou Canuto, acrescentando que o rastreamento permitiu a realização de quase 250 exames de colonoscopia – com mais de 50% deles indicando lesões pré-malignas.

“Talvez essas pessoas não tivessem a oportunidade de acessar o seu diagnóstico se não fosse essa força-tarefa, que aconteceu no Hospital Nossa Senhora de Lourdes, o que só reforça a importância da prevenção”, enalteceu a deputada.

O prefeito Renato Filho, por sua vez, fez questão de destacar a dedicação de toda a equipe, lembrando também o início dos trabalhos, quando as unidades não apresentavam condições de funcionamento. “Era tudo muito precário. As intervenções não passavam de uma pintura qualquer. Por isso, não tínhamos como cobrar empenho dos profissionais. Aos poucos, fomos mudando essa realidade. Hoje, a resolutividade da Saúde aqui no Pilar supera a da rede particular. Prova disso é que estamos muito acima dos índices do governo federal, de modo que a comparação passou a ser com nós mesmos”, salientou o gestor.

Na oportunidade, Renato disse equivaler sua gestão ao processo educacional de um filho. “Isso porque nós acompanhamos tudo de perto, atentando para cada fase desse crescimento. Agora, é como se estivéssemos entrando na universidade. E vamos concluir a universidade, entregando o Pilar, em 2024, em outro patamar, pronto para preservar o futuro das próximas gerações”, emendou o prefeito, que também anunciou o envio, para a Câmara de Vereadores, de três projetos de lei que criam planos de cargos e carreira para os servidores da Saúde, Assistência Social e Guarda Municipal.

Parte integrante das comemorações dos 150 anos de emancipação política do Pilar, o evento desta quinta-feira contou, ainda, com as presenças da vice-prefeita Ivanilda Rodrigues, e da vice-presidente do Cosems/AL, Paula Gomes, além de vereadores e secretários municipais, entre outras autoridades.