Atendimentos do Samu a pacientes com Covid-19 reduzem em 66% no 1º trimestre de 2022
Na Central Maceió, que regula ocorrências no Litoral e Zona da Mata alagoana, foram 402 casos registrados este ano

Com o avanço da vacinação, os números da pandemia da Covid-19 estão em queda em todo o país. Como prova disso, no primeiro trimestre deste ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas registrou uma redução de 66% nos atendimentos a pacientes acometidos pelo novo coronavírus, em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com o Núcleo de Estatística do Samu, de janeiro a março deste ano foram atendidos 621 pacientes, enquanto que no mesmo período do ano passado foram 1.823 pessoas assistidas. Para efeito de comparação, o primeiro trimestre de 2022 tem índices menores, inclusive, do que o mês de janeiro de 2021, quando 641 pacientes foram socorridos pelo Samu.
Na Central Maceió, que regula ocorrências no Litoral e Zona da Mata alagoana, foram 402 casos registrados este ano. Já na Central Arapiraca, que atende os municípios do Agreste e Sertão, 219 pacientes foram atendidos.
De acordo com o coordenador médico da Central Maceió do Samu Alagoas, Jhonat Silva, a redução nos atendimento a pacientes com a Covid-19 é resultado de medidas efetivas de combate à pandemia. “A vacina com certeza é a nossa principal arma nesta luta, mas o uso de máscaras e a manutenção do distanciamento social sempre se mostraram fundamentais”, explica o coordenador.
Quando acionar o Samu
O Samu Alagoas funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e pode ser acionado através de ligação gratuita pelo número 192. Além de atender pacientes com quadros suspeitos ou confirmados de Covid-19, o serviço atua também em ocorrências com vítimas de acidentes de trânsito, quedas da própria altura, ferimentos por arma branca e por arma de fogo, quedas de altura, afogamentos e queimaduras.
O Samu também pode ser acionado para atender casos obstétricos, de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Por meio do telefone 192 também é possível solicitar assistência para pacientes em surto psiquiátrico.
Últimas notícias

No Dia dos Professores, Rafael Brito celebra aprovação de projeto que garante piso salarial a contratados temporários

Prefeita Ceci destaca transformação e valorização da Guarda Municipal de Atalaia

Carreta pega fogo e fica destruída em incêndio no Conjunto Antônio Lins em Rio Largo

Caminhão é encontrado abandonado na entrada do Sítio Luciana em Palmeira dos Índios

Câmara de Novo Lino recebe nota zero em transparência pública na gestão da ex-presidente Núbia Lima

Brasil tem mais nove casos de intoxicação por metanol, com três mortes
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
