Educação

Educação beneficia quase dois mil estudantes com transferência de cinco escolas para novos prédios

Medida beneficia unidades de três bairros da capital que tinham estrutura inadequada para receber estudantes

Por Ascom Semed 06/04/2022 18h06
Educação beneficia quase dois mil estudantes com transferência de cinco escolas para novos prédios
Escola Municipal Pio X, no Prado, ganha novo prédio - Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Cerca de dois mil estudantes de cinco escolas da rede municipal de ensino vão contar com prédios novos, adequados e confortáveis para estudar. A iniciativa da Prefeitura de Maceió em realocar as unidades de ensino para endereços novos foi tomada porque os prédios antigos estavam com a estrutura danificada.

As Escolas Municipais Benedita da Silva Santos e Maria de Fátima Lira, no Benedito Bentes, Nossa Senhora Aparecida e Pio X, no Prado, além da Zilka de Oliveira Graça, no Petrópolis, mudaram para endereços próximos e agora contam com espaços mais amplos e qualificados para receber os estudantes da educação infantil e de jovens, adultos e idosos no retorno presencial.

Novo prédio da Escola Nossa Senhora Aparecida. Fotos: Pedro Farias/Ascom Semed

De acordo com o secretário municipal de Educação, professor Elder Maia, essas escolas chamaram a atenção da gestão devido ao comprometimento da infraestrutura dos prédios e a realocação destas unidades de ensino teve prioridade.

“Ao longo do ano de 2021 providenciamos novos prédios e agora, no início desse ano, as escolas estão sendo realocadas. Recorremos ao aluguel e compra de novos imóveis, o mais próximo possível”, detalha o secretário.

As escolas passam a funcionar nos novos locais com mobília nova, quadra desportiva e melhor ventilação e espaço de convivência adequado para os estudantes e servidores.

“Elas estavam em condições absolutamente inadequadas, não só por conta da pandemia, a partir de 2020, mas também por negligência de anos anteriores. Algumas já foram entregues, como as escolas municipais Pio X e a Maria de Fátima. As demais estão passando por retoques finais para acomodar os estudantes com conforto”, explica o secretário.

Escola Pio X contará com estrutura melhorada. Fotos: Pedro Farias/Ascom Semed

Angélica de Souza é diretora da Escola Zilka de Oliveira Graça, que agora está localizada na Feirinha do Tabuleiro. Ela explica que a mudança para o novo prédio vai melhorar o desempenho da aprendizagem dos alunos.

“Teremos uma estrutura de qualidade para nossos estudantes, com salas amplas, climatizadas, quadra, espaços de socialização e outros. A nova estrutura nos traz diretamente uma melhoria do desempenho do estudante e melhores condições de trabalho para os profissionais”, explica Angélica.

Os profissionais da escola e a equipe do setor de infraestrutura da Secretaria Municipal de Educação (Semed) trabalham de forma intensa para realizar os últimos ajustes no local e a troca do mobiliário. Enquanto os serviços não forem concluídos, os professores e estudantes continuam com as aulas remotas.

Novo prédio da Escola Municipal Benedita da Silva, no Benedito Bentes. Fotos: Luan Oliveira/Ascom Semed

No Prado, a Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida se mudou para um prédio novo. "Trabalhávamos em um prédio que era uma casa adaptada, sem estrutura para ser uma escola. O novo prédio vai nos dar salas amplas, fora salas de informática, sala de recursos e muito mais”, informa a diretora, Jucicleide Gomes.

Novo prédio da Escola Municipal Zilka de Oliveira. Fotos: Luan Oliveira/Ascom Semed

Com espaços maiores, as escolas também podem ampliar a sua oferta de vagas, beneficiando ainda mais estudantes com a nova estrutura. "Já temos um corpo docente super preparado, e agora teremos toda a estrutura para fazer o nosso melhor”, enfatiza Jucicleide.