Alagoas

Defesa Civil diz que litoral e Zona da Mata serão áreas mais impactadas por chuvas

O órgão lançou plano de contingência para período chuvoso entre 15 de abril até 15 de agosto

Por 7Segundos com TV Pjauçara 12/04/2022 15h03 - Atualizado em 12/04/2022 15h03
Defesa Civil diz que litoral e Zona da Mata serão áreas mais impactadas por chuvas
O coordenador da Defesa Civil Estadual, o Tenente Coronel Moisés Melo - Foto: Reprodução/TV Pajuçara

A Defesa Civil de Alagoas lançou, após reunião nesta terça-feira (12), o plano de contingência para a quadra chuvosa deste ano.

O plano vai funcionar no período entre os dias 15 de abril até 15 de agosto, o período de chuvas na costa leste do estado.

De acordo com o Tenente Coronel Moisés Melo, coordenador da Defesa Civil Estadual, o plano é dividido em partes baseadas na intensidade das chuvas.

A primeira parte se baseia caso o clima seja de baixa intensidade, quando os municípios conseguirem controlar os impactos por eles mesmos. Caso esse seja o caso, o plano não será acionado.

A segunda parte será para casos em que as chuvas “saiam da normalidade” e as cidades não consigam responder aos possíveis desastres causados pelo clima, como inundações e deslizamentos de terra. Caso esse seja o caso, a Defesa Civil deve acionar os órgãos estaduais para controlar os impactos e conduzir moradores de áreas impactadas para outras regiões.

Moisés disse que os órgãos e a meteorologia estão esperando “fortes chuvas” para o período invernoso de 2022, especialmente para as regiões do litoral e Zona da Mata.

“Litoral e Zona da Mata serão as regiões mais afetadas, mais atingidas pelas fortes chuvas”, disse o coordenador.

Ele também alertou que os alagoanos devem procurar as Defesas Civis municipais para receber apoio durante o período chuvoso, especialmente aqueles que estiverem em áreas de risco.