Geral

Esporte Sem Fronteiras: Fundepes beneficia crianças e adolescentes em vulnerabilidade social

A iniciativa é uma parceria da Fundação com o Instituto de Educação Física da Ufal

Por Assessoria 12/04/2022 18h06
Esporte Sem Fronteiras: Fundepes beneficia crianças e adolescentes em vulnerabilidade social
Esse é o 6º projeto que a Fundepes desenvolve na área do esporte em 2022 - Foto: Assessoria

Com o objetivo de alcançar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Alagoas, a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) executa o projeto "Esporte sem Fronteiras". A ação tem como público-alvo o atendimento de 360 crianças e adolescentes, com idade entre 10 e 14 anos, que estão matriculados em escolas públicas no estado e
expostos aos riscos sociais.

A iniciativa é uma parceria da Fundação com o Instituto de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Esse é o 6 projeto que a Fundepes desenvolve na área do esporte, somente em 2022.

“Iniciativas na área do esporte, lazer e assistência social são importantes pois estimulam o desenvolvimento integral do indivíduo e sua formação para o exercício da cidadania. Por meio das atividades esportivas as crianças e os adolescentes estimulam aspectos de convivência social e, desta forma, ampliam seu repertório para o enfrentamento das vulnerabilidades e riscos sociais que vivenciam no dia a dia. A Fundepes apoia projetos que promovem esse estímulo”, destacou o diretor-presidente da Fundepes, Ricardo Wanderley.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que crianças e adolescentes pratiquem pelo menos uma hora de atividade física diariamente. Isso porque o esporte tem um papel fundamental na formação infantojuvenil, já que auxilia no desenvolvimento físico, motor e cognitivo, além de trabalhar aspectos emocionais e sociais.