Mais de seis mil estudantes irão disputar Olimpíada de Língua Portuguesa de Maceió
Em nova etapa de preparação do projeto, professores inscritos passam por momento de capacitação em gêneros textuais
A primeira Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) realizada na rede municipal de Educação de Maceió contará com 6.437 estudantes disputando as premiações da competição. Com o tema 'Maceió: um olhar para a cultura local' e homenagem ao poeta e escritor alagoano Lêdo Ivo, professores e estudantes participam de momentos de formação e capacitação.
Ao todo, 136 professores inscreveram estudantes do 1º ao 9º ano, divididos entre 61 escolas de Ensino Fundamental da rede. Os inscritos poderão concorrer ao 1º, 2º e 3º lugares, escrevendo textos de três gêneros: poemas, memórias literárias e crônicas, com assuntos sobre questões socioculturais do município.
Os textos produzidos durante este período passarão por uma seletiva na Etapa Escolar da competição, que vai selecionar um texto de cada gênero para disputar a Etapa Municipal. Na Etapa Municipal serão premiados os 1°, 2º e 3º lugares gerais de cada gênero literário, totalizando em nove estudantes premiados.
Para a preparação dos estudantes para a competição, as crianças participaram do projeto 'Escritores Nascem na Escola', que levou escritores para às salas de aula para falar sobre produções textuais e incentivar os estudantes a se envolverem com a Olimpíada de Língua Portuguesa.
Além disso, os professores também participarão, de forma virtual, de uma capacitação entre os dias 12 e 20 de abril. A técnica e membro da comissão organizadora da OLP, Laudiceia Souza explicou a ação.
“Os professores que inscreveram suas turmas já estão realizando a etapa de realização de trabalhos de leitura e produção de textos dentro de sala de aula e agora irão passar por uma formação que ajudará esses profissionais a aprofundar um pouco mais o olhar para o gênero textual com o qual está trabalhando, de acordo com a turma inscrita”, contou.
Premiação
Para o primeiro lugar, a premiação será um tablet e viagem para Coimbra, em Portugal. O segundo lugar receberá um tablet e uma viagem para a Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro. Já o terceiro lugar será premiado com um tablet e uma viagem para conhecer o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.
Últimas notícias
Entregador age rápido e evita incêndio em cozinha na Índia
Suspeito de agredir companheira e raptar criança é preso enquanto concedia entrevista
PoderData/Aya mostra Flávio Bolsonaro com 51% e Lula com 49% no 2º turno
Irmãs adolescentes são apreendidas com 1 kg de maconha em Messias
Polícia investiga dono de carga com drogas e mil cigarros eletrônicos em Arapiraca
Maceió recebe atos de Flávio Bolsonaro e Lula hoje; veja locais e horários
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
