Geral

Proposta pelo Delegado Fábio Costa, Câmara vai criar Galeria Lilás com fotos de todas as vereadoras

Iniciativa visa resgatar e enaltecer a história das mulheres que passaram pelo Parlamento Municipal

Por Assessoria 19/04/2022 08h08 - Atualizado em 19/04/2022 09h09
Proposta pelo Delegado Fábio Costa, Câmara vai criar Galeria Lilás com fotos de todas as vereadoras
Vereador Fábio Costa - Foto: Assessoria

A Câmara Municipal de Maceió vai criar a ‘Galeria Lilás’, espaço reservado para fixação de mural contendo fotografias de mulheres parlamentares de todas as legislaturas. Proposta pelo vereador Delegado Fábio Costa, a resolução contendo a medida foi promulgada pelo presidente da Mesa Diretora do Legislativo, vereador Galba Netto, e publicada na edição dessa segunda-feira (18), do Diário Oficial do Município.

A exposição será individualizada e permanente. O autor do projeto justificou que a intenção é resgatar a história das mulheres que passaram pelo Parlamento do Município de Maceió, reconhecendo a sua importância e contribuição para a vida comunitária, social, política e econômica.

“Queremos valorizar a crescente participação feminina no cenário político maceioense, demonstrando a importância da representação da bancada feminina no Legislativo Municipal, inclusive como forma de incentivar mais mulheres a participarem de futuras eleições”, declarou Fábio Costa.

Ele explica que o lilás, coloração escolhida para batizar o espaço a ser criado, tem um simbolismo peculiar ao universo feminino. A cor representa o respeito, a dignidade, purificação e transformação, além da força, empoderamento e luta constante pelos direitos das mulheres.

Pela resolução promulgada, a cada novo período legislativo, quadros com as fotos das vereadoras serão acrescentados, sempre que houver novas representantes do Legislativo Municipal.

De acordo com o autor da iniciativa, as homenagens serão feitas por meio de exposição individualizada de imagens por reprodução fotográfica, no tamanho não inferior a 25 cm x 18 cm. O nome da homenageada e o correspondente período da legislatura também vão constar na exposição. As fotos serão fixadas no espaço a ser chamado de ‘Galeria Lilás’, a ser instalado nas paredes de destaque na sede da Casa de Mário Guimarães.

O acervo ainda será digitalizado e inserido no site da Câmara Municipal de Maceió, com link denominado de ‘Galeria Lilás’.