Proposta pelo Delegado Fábio Costa, Câmara vai criar Galeria Lilás com fotos de todas as vereadoras
Iniciativa visa resgatar e enaltecer a história das mulheres que passaram pelo Parlamento Municipal
A Câmara Municipal de Maceió vai criar a ‘Galeria Lilás’, espaço reservado para fixação de mural contendo fotografias de mulheres parlamentares de todas as legislaturas. Proposta pelo vereador Delegado Fábio Costa, a resolução contendo a medida foi promulgada pelo presidente da Mesa Diretora do Legislativo, vereador Galba Netto, e publicada na edição dessa segunda-feira (18), do Diário Oficial do Município.
A exposição será individualizada e permanente. O autor do projeto justificou que a intenção é resgatar a história das mulheres que passaram pelo Parlamento do Município de Maceió, reconhecendo a sua importância e contribuição para a vida comunitária, social, política e econômica.
“Queremos valorizar a crescente participação feminina no cenário político maceioense, demonstrando a importância da representação da bancada feminina no Legislativo Municipal, inclusive como forma de incentivar mais mulheres a participarem de futuras eleições”, declarou Fábio Costa.
Ele explica que o lilás, coloração escolhida para batizar o espaço a ser criado, tem um simbolismo peculiar ao universo feminino. A cor representa o respeito, a dignidade, purificação e transformação, além da força, empoderamento e luta constante pelos direitos das mulheres.
Pela resolução promulgada, a cada novo período legislativo, quadros com as fotos das vereadoras serão acrescentados, sempre que houver novas representantes do Legislativo Municipal.
De acordo com o autor da iniciativa, as homenagens serão feitas por meio de exposição individualizada de imagens por reprodução fotográfica, no tamanho não inferior a 25 cm x 18 cm. O nome da homenageada e o correspondente período da legislatura também vão constar na exposição. As fotos serão fixadas no espaço a ser chamado de ‘Galeria Lilás’, a ser instalado nas paredes de destaque na sede da Casa de Mário Guimarães.
O acervo ainda será digitalizado e inserido no site da Câmara Municipal de Maceió, com link denominado de ‘Galeria Lilás’.
Últimas notícias
Homem é morto dentro de casa na zona rural de Taquarana
Com cinco dias de programação gratuita, Prefeitura de Arapiraca e Sesc promovem 1º Festival da Consciência Negra
Prefeitura de Arapiraca firma convênios com associações e anuncia R$ 1,5 milhão para o PAA
PF utiliza drones de alta tecnologia na segurança da COP30 em Belém
Bombeiro sofre mal súbito e morre durante curso de mergulho em Pernambuco
Assembleia de Deus é invadida e tem equipamentos furtados no bairro Cacimbas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
