Geral

Francisco Sales destaca a comercialização de bolos para geração de renda em Riacho Doce

Para o vereador, a manutenção da forma de produção tem sido importante para garantir o sabor da tradição

Por Assessoria 25/04/2022 11h11
Francisco Sales destaca a comercialização de bolos para geração de renda em Riacho Doce
A produção dos bolos e doces garantiu ao bairro de Riacho Doce uma tradição - Foto: Ascom

Durante anos a tradição da fabricação de bolos e doces artesanais vem garantindo o sustento de diversas famílias no bairro de Riacho Doce, no Litoral de Norte de Maceió. De geração em geração, essas iguarias alagaonas são produzidas pelas tradicionais boleiras, que garantem diversos quitutes sob fornos de barros abastecidos a lenha.

A forma de produção se manteve a mesma ao longo desse tempo, mas o incentivo a comercialização desses produtos precisa ser discutido para garantir o aumento da renda dessas mulheres, assim como a geração de novos postos informais de emprego.

Para o vereador Francisco Sales, a manutenção da forma de produção tem sido importante para garantir o sabor da tradição dos quitutes. "Essas mulheres são verdadeiras guerreiras por conseguirem manter suas famílias com essa produção diária de bolos e doces aqui em Riacho Doce. No entanto, como comerciante percebo a necessidade do incentivo na comercialização desses produtos", colocou o vereador.


A produção dos bolos e doces garantiu ao bairro de Riacho Doce uma tradição, que fomenta também o turismo local, já que a comunidade passou a ser inserida na rota turística pela sua diversidade na culinária.


"Hoje temos em Maceió uma boa parte da população que sobrevive do trabalho informal, principalmente vinculado ao turismo. Temos aqui em Riacho Doce uma riqueza muito grande, que pode garantir a essas famílias sustento e dignidade. Precisamos como agente público, empresário e cidadão fomentar a cada dia essa comercialização", destacou Francisco Sales.