Alagoas

Prefeita Ceci Rocha entrega sementes aos produtores para fortalecimento da agricultura familiar

Município ainda vai fornecer maquinários para que os assentados realizem o preparo do solo para o plantio adequado

Por 7Segundos com Assessoria 26/04/2022 16h04
Prefeita Ceci Rocha entrega sementes aos produtores para fortalecimento da agricultura familiar
Prefeita Ceci Rocha - Foto: Assessoria

A agricultura familiar está sendo fortalecida em Atalaia graças ao empenho da gestão municipal em formalizar parcerias para gerar renda e economia aos produtores. Nesta terça-feira (26), a prefeita Ceci Rocha deu início às entregas de sementes do programa “Planta Alagoas”, do Governo do Estado, nos assentamentos Brasileiro, Varese, Ipê Amarelo e São Macário, localizados na zona rural do município.

O programa forneceu à Prefeitura de Atalaia 1.430 kg de sementes de milho e 620 kg de feijão de arranca. Em uma próxima etapa, o Planta Alagoas vai destinar mais 667 kg de feijão de corda.

Durante a entrega, a prefeita destacou que os produtores estão sendo valorizados, com perspectivas de geração de renda e economia para as famílias. A parceria com o Governo de Alagoas, segundo Ceci Rocha, foi pactuada para contemplar os agricultores.

“Quando demonstramos interesse em ser parceiros do programa Planta Alagoas, apresentamos aos agricultores que eles deveriam se cadastrar para receber as sementes. Agimos com muita responsabilidade e transparência. Agora, estamos colocando em prática o que firmamos com o Governo do Estado e entregando à população sementes de milho e feijão de arranca. Seguiremos atuando para fortalecer a economia dos nossos agricultores familiares”, garantiu a prefeita.

Ceci Rocha ainda ressaltou que a contrapartida do Município para os produtores o preparo do solo. Na prática, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente vai conceder para cada assentado duas horas de trator para fazer o procedimento da gradagem no seu lote.

“Nosso objetivo é sempre estimular a produção local, fazendo com que Atalaia se torne referência na produção de alimentos da agricultura familiar e posteriormente dê condições para garantir a compra desses produtos através dos programas governamentais PAA [Aquisição de Alimentos] e PNAE [Alimentação Escolar]”, assegura a prefeita.

Ainda consta na programação da gestão em Atalaia o estímulo a outros projetos para os assentamentos contemplados, a exemplo da psicultura.

Durante a solenidade do Planta Alagoas, participaram do evento a deputada estadual Fátima Canuto, o secretário de Governo, Nicollas Theotonio, o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Chico Xavier, vereadores de Atalaia, lideranças comunitárias e produtores rurais.